Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2006 - 11h06

Solução permite que chips criptografem informações

Publicidade

da Folha Online

A IBM anunciou uma novidade que deve aumentar a segurança dos dados arquivados em laptops, telefones celulares e outros equipamentos portáteis. Trata-se de um tecnologia utilizada para que os próprios chips criptografem informações.

Atualmente há diversas maneiras, como o uso de softwares, para criptografar dados --transformar informações em códigos teoricamente indecifráveis.

No entanto, a IBM afirma que a segurança só pode ser garantida quando esta "transformação" acontece na unidade de processamento central de um computador. Caso contrário, pessoas mal-intencionadas podem ter acesso aos dados entre as etapas de processamento e de criptografia.

Anunciado hoje pela empresa, o SecureBlue é um sistema para codificar informações que pode ser integrado a qualquer processador. "A idéia é ter uma das ferramentas mais 'paranóicas' do planeta", afirmou Charles Palmer, pesquisador da área de segurança da IBM.

Segundo a agência de notícias Associated Press, instalar esta tecnologia em um equipamento não é simples. Por isso, é provável que ele seja usado em produtos que utilizam a tecnologia da IBM. A companhia afirma já ter vendido sua novidade para um fabricante, mas não divulga o nome do cliente.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Disney adota tecnologia para coibir pirataria pré-Oscar

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre criptografia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página