Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2006 - 09h57

Site agrupa pessoas de acordo com gostos musicais

Publicidade

LETICIA DE CASTRO
da Folha de S.Paulo

Uma das principais curtições de roqueiros e fãs de música independente em geral é pesquisar canções na internet e conversar com os amigos sobre as bandas desconhecidas, mas "geniais", que eles acabaram de descobrir.

A novidade é um site que tem facilitado a garimpagem. Mais um da série "sites de relacionamentos", o www.last.fm está chamando a atenção dos aficionados por música porque, além da possibilidade de fazer novos amigos, ele direciona a rede de contatos de acordo com o gosto musical dos usuários.

Criado por treze "garotos apaixonados e falidos" do leste de Londres (segundo descrição deles mesmos), o site é um clubinho virtual que agrupa pessoas de acordo com suas bandas e músicas favoritas.

A coisa funciona da seguinte maneira: ao se cadastrar, você instala um plugin que passa para o site a lista de todas as músicas que você ouve no seu computador, informando inclusive a freqüência com que cada faixa é tocada.

Essas informações são cruzadas entre todos os usuários e aqueles que gostam de bandas similares viram vizinhos. Isso mesmo: vizinhos, ainda que virtuais.

Assim, a estudante e professora de inglês paulistana Deise Ferreira, 18, virou vizinha, por exemplo, de André Pereira, que mora em Campo Grande.

Em comum, eles têm apenas o gosto musical, o que, para a maioria dos usuários, é suficiente. "Conheci várias bandas obscuras a que só teria acesso graças a esse esquema de aproximar as pessoas pelo gosto musical", conta Deise, que se comunica quase diariamente com dois amigos que conheceu pelo portal, um do Rio Grande do Sul e outro do Paraná.

"Sou fã de rock gaúcho. O Mário (amigo de Bagé, RS, que conheceu por meio do site) me apresentou bandas independentes que eu nunca tinha ouvido falar e dificilmente conheceria", diz Deise, que mora em Curitiba. Entre as novidades dessa nova safra de descobertas virtuais de que mais gostou, ela cita os roqueiros Fantomaníacos, de Porto Alegre.

Já a estudante de design digital Marina Alves, 18, aproveita a rede para descobrir também outras afinidades.

Ela ficou amiga de Débora, por conta da trilha sonora do filme "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças". "Eu adoro esse filme e, quando entrei no site, vi que ela estava ouvindo a trilha sonora. Quando começamos a conversar, percebi que o nosso gosto musical não batia muito, mas o cinematográfico, sim. Então a gente troca dicas de cinema", conta.

Listas

Outro atrativo do site são as "paradas de sucesso" que ele prepara para os usuários. Aliás, cada membro tem seu próprio "top ten", uma estatística das músicas mais ouvidas, calculada pelo próprio site.

"Eu gosto da idéia de monitorar o meu próprio gosto musical e sempre dou uma olhada nas listas dos outros para ver se tem algo interessante", diz o estudante Guilherme Costa, 18.

A partir da lista de músicas mais ouvidas, o site também indica, para cada membro, outras bandas similares. "Fiquei fã de uma banda francesa, a Déportivo, que o site me recomendou", conta Guilherme.

Na lista dos mais ouvidos pelos usuários do Last.fm estão artistas como Moby, Yeah Yeah Yeahs, Beatles, Killers, Nickelback e Arcade Fire.

Leia mais
  • Mania na internet, YouTube ganha 35 mil vídeos por dia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre sites de relacionamento
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página