Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2006 - 13h39

Vírus podem contribuir para redução de pirataria on-line

Publicidade

da Folha Online

A quantidade de arquivos baixados ilegalmente por jovens norte-americanos baixou 17% em dois anos. Segundo o estudo da BSA (Business Software Alliance) que indica queda, a redução pode estar associada ao medo que os internautas têm das ameaças virtuais.

Cerca de 63% dos jovens entrevistados têm receio de baixar vírus junto com os arquivos piratas, enquanto 52% afirmam também ter medo de softwares espiões. O medo da Justiça fica em terceiro lugar neste ranking (49%), seguido por possibilidade de ter problemas com os pais (40%).

Em 2006, 43% dos entrevistados com idades entre 8 e 18 anos admitiram ter baixado ilegalmente músicas, softwares, filmes ou games pela internet. Em 2004, esta porcentagem ficava em 60%.

"O estudo mostra que os jovens entendem as conseqüências de baixar programas ilegalmente. Além disso, a popularidade dos sites que oferecem conteúdo legalmente também contribuiu para esta redução", afirma Diane Smiroldo, executiva da BSA. "No entanto, ainda há muitas pessoas que agem de maneira inadequada na internet", continuou.

A principal queda na quantidade de arquivos ilegais refere-se às músicas: 21 pontos percentuais (53% dos jovens admitiram ter feito download em 2004, contra 32% em 2006). Depois aparecem os softwares (queda de 8 pontos; 22% contra 14%), jogos digitais (queda de 7 pontos; 32% contra 25%) e filmes (queda de 7 pontos; 17% contra 10%).

Leia mais
  • Download ilegal rende processo a 2.000 internautas
  • Apesar da perseguição, redes mantêm troca de música

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre download ilegal
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página