Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/04/2006 - 20h29

Boato virtual deixa Força Aérea dos EUA em dúvida

Publicidade

da Folha Online

Um boato virtual --também conhecido como "hoax"-- circulou nesta semana pela web, deixando a Força Aérea dos EUA em dúvida sobre a veracidade do que era exibido. A dúvida surgiu por conta de um vídeo que mostra um homem pichando o Air Force One, avião do presidente George W. Bush.

AP Photo
Boato sobre avião Air Force One circulou na internet
Boato sobre avião Air Force One circulou na internet
Logo após ver as imagens exibidas no site Still Free, na terça-feira, representantes da Força Aérea não souberam responder se aquele era, de fato, o avião presidencial. "Estamos averiguando, pois parece muito real", disse o porta-voz Bruce Alexander. Depois, ele confirmou que não havia qualquer inscrição nas turbinas.

À primeira vista, tudo parece verdadeiro. Marc Ecko, responsável por uma grife de Nova York, pula algumas cercas e passa por guardas até chegar a um avião idêntico àquele utilizado por Bush. Na turbina, ele escreve a frase "Still Free" ("ainda livre"), nome de seu site.

Ontem, Ecko revelou como fez a encenação que o tornou popular na internet. Ele alugou um avião 747 na Califórnia e o pintou, para que parecesse o Air Force One. "Queria fazer algo que tivesse uma importância cultural", afirmou. "É uma daquelas coisas impossíveis: uma lata de spray incomodando um gigante", continuou.

Sem divulgar quanto gastou, ele contou que alugou o avião no aeroporto de San Bernardino e mandou fazer a pintura. Os responsáveis pela transformação esconderam o avião em um hangar até a noite das filmagens. "Não foi barato. É preciso ser rico [para fazer algo parecido]."

Antes de reconhecer que a ação era uma farsa, o pichador divulgou em seu site um vídeo explicando por que escreveu no avião presidencial. Segundo ele, o ato estava ligado à liberdade de expressão.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Web também traz mitos modernos e mentiras digitais

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre boatos virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página