Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2006 - 16h25

Brasil aparece em 8º na lista de piores spammers

Publicidade

da Folha Online

O Brasil aparece em oitavo lugar na lista dos 12 países que mais enviam spams, ou e-mails não solicitadas. O ranking da empresa britânica de segurança Sophos referente ao primeiro trimestre de 2006 apresenta estabilidade em relação ao ano anterior: nos três primeiros meses de 2005, o país teve a mesma colocação.

Com 2,9% do envio das mensagens não-solicitadas, o Brasil fica atrás dos Estados Unidos (23,1%), China (21,9%), Coréia do Sul (9,8%), França (4,3%), Polônia (3,8%), Espanha (3,3%) e Alemanha (3%). Depois do Brasil aparecem Japão (2%), Reino Unido (1,9%), Holanda (1,8%) e Taiwan (1,6%).

Muitas vezes, os spams fazem partes de golpes virtuais que levam o nome de phishing scam. Os e-mails fraudulentos --geralmente enviados no nome de instituições conhecidas-- sugerem o download de arquivos ou visitas a sites que instalam, no computador da vítima, códigos maliciosos.

Estes softwares roubam informações e as repassam para os piratas que podem, por exemplo, realizar transferências financeiras indevidamente.

Especialistas em segurança aconselham os internautas a não clicar em mensagens eletrônicas ou divulgar informações sigilosas via internet. Além disso, quando receberem e-mails em nomes de instituições conhecidas, devem sempre entrar em contato com estas organizações para confirmar a procedência da mensagem.

Leia mais
  • Banco chega ao celular e cria alerta sobre segurança
  • Empresa cria praga que rouba informações de telefones celulares
  • Crime virtual assusta mais que assalto, diz pesquisa
  • Piratas usam até criança desaparecida para enganar internautas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre crimes virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página