Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2006 - 16h15

Internautas espalham boatos sobre PCC e alimentam pânico em SP

Publicidade

JULIANA CARPANEZ
da Folha Online

A onda de ataques realizada pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) desde sexta-feira, em São Paulo, virou também assunto na internet, ganhando espaço em e-mails, mensagens de comunicadores instantâneos e em sites de relacionamento.

Enquanto diversas pessoas comentam os ataques e demonstram na internet sua indignação, outros --geralmente de maneira involuntária-- servem como propagadores de notícias falsas, prejudicando o trabalho da polícia e também da imprensa.

Os boatos virtuais, também conhecidos como "hoax", assustam divulgando ataques que não aconteceram e também ações de enormes proporções "marcadas para as próximas horas". Com o intuito de apavorar ainda mais os internautas, estes textos são todos escritos em letras maiúsculas e "devem ser encaminhados com urgência".

"Antes de repassar estas mensagens para sua lista de contato, os usuários devem encaminhá-las a empresas de antivírus, que poderão confirmar se são verdadeiras", afirma Patrícia Ammirabile, executiva da empresa de segurança McAfee (virus_research@avertlabs.com).

Além disso, as pessoas devem sempre dar preferência a fontes confiáveis de informação, e não a e-mails, para se manter informadas. Nesta hora, vale o bom senso: dificilmente um internauta teria acesso a um dado de extrema importância --como aqueles divulgados em e-mails "histéricos"-- que ainda não foi divulgado por veículos de comunicação.

Veja exemplo de boato virtual que já circula pela web:

ISSO É URGENTE!! > >HOJE ÀS 18HS HAVERÁ UM ATAQUE DE VIOLENCIA NA CIDADE.... POR FAVOR, ESTEJAM >EM SUA CASA ÀS 18HS!!! > > AS 18 HS, VAI TER UMA AÇÃO DE VIOLÊNCIA NA CIDADE, A DIRETORIA DE UMA > GRANDE EMPRESA RECEBEU UMA CARTA DA POLÍCIA ÀS 10H DE HOJE AVISANDO A > RESPEITO DISSO.... > > TODOS OS FUNCIONÁRIOS VÃO SER DISPENSADOS A PARTIR DAS 16HS > QUE NÃO ERA PRA NINGUÉM FICAR NAS RUAS > OS ÓRGÃOS PUBLICOS TÃO REPASSANDO ESSA CARTA ÁS EMPRESAS LIGADAS AO > GOVERNO, COMO NO CASO DA DIRETORA DA EMPRESA QUE RECEBI ESTA INFORMAÇÃO. > > POR FAVOR, AVISE O MÁXIMO POSSÍVEL DE PESSOAS QUE VOCÊ CONHECE!!! > > ATENÇÃO, ISSO NÃO É TROTE, É SERIO..... POR FAVOR, AVISEM TODOS QUE VOCÊ > CONHECE!!! >

Leia mais
  • Piratas virtuais devem criar golpes sobre ataques do PCC
  • SP sofre ao menos 180 ataques criminosos; mortos passam de 80
  • Ataques espalham medo e comércio fecha no interior de São Paulo
  • Presos mantêm cerca de 120 reféns em 29 rebeliões em SP

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre os ataques do PCC em SP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página