Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2006 - 17h38

Piratas virtuais devem criar golpes sobre ataques do PCC

Publicidade

JULIANA CARPANEZ
da Folha Online

Ainda nesta semana, os piratas virtuais devem criar golpes relacionados à megaoperação de ataque da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), que desde a última sexta-feira (12) deixou mais de 80 mortos.

As fraudes conhecidas como phishing scam ganham força depois de eventos de grandes proporções --caso da passagem do furacão Katrina pelos EUA, por exemplo. Com estes golpes, pessoas mal-intencionadas tentam roubar informações sigilosas das vítimas, com o intuito de realizar transações financeiras não-autorizadas.

Para isso, enviam e-mails pedindo que os internautas cliquem em links ou baixem arquivos em seus computadores. Quando seguem estas instruções, as vítimas em potencial baixam involuntariamente códigos maliciosos que repassam informações sigilosas para os piratas.

Em setembro do ano passado, a empresa de segurança Sophos identificou um e-mail fraudulento, escrito em inglês, com o título "Katrina mata 80 pessoas". A mensagem trazia apenas um pedaço do texto e pedia para o internauta clicar em um link, caso quisesse ler mais sobre o desastre. Desta forma, as vítimas infectavam seus computadores.

Somente em 2005, as fraudes virtuais causaram prejuízos de R$ 300 milhões a instituições financeiras (bancos e administradoras de cartões) no Brasil.

Leia mais
  • Internautas espalham boatos sobre PCC e alimentam pânico em SP
  • SP sofre ao menos 180 ataques criminosos; mortos passam de 80
  • Ataques espalham medo e comércio fecha no interior de São Paulo
  • Presos mantêm cerca de 120 reféns em 29 rebeliões em SP

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre os ataques do PCC em SP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página