Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2006 - 12h56

Software espião representa 66% das novas pragas

Publicidade

da Folha Online

A cada mês, aumenta a porcentagem de softwares espiões entre as novas pragas virtuais --segundo a empresa de segurança Trend Micro, eles responderam por 65,8% das 7.913 ameaças identificadas em março de 2006. Em janeiro e fevereiro estes números eram menores: responderam por 39% dos 5.076 novos códigos maliciosos e 59% de 5.484, respectivamente.

Os softwares espiões têm como principal objetivo roubar informações do internauta --geralmente com o intuito de realizar transações financeiras não-autorizadas. Para instalar este código na máquina das vítimas, piratas virtuais enviam e-mails que sugerem cliques em links maliciosos ou acesso a sites que baixam pragas no PC.

"No momento em que o internauta digita dados como o número de sua conta ou cartão de crédito e senha, estas informações são enviadas para um usuário remoto", diz Fábio Picoli, gerente de vendas da Trend Micro.

Para evitar ser vítima destas pragas, os internautas devem instalar programas de segurança em seus computadores e fazer atualizações semanais. Além disso, os especialistas de segurança aconselham os usuários a nunca clicar em links ou visitar sites sugeridos em e-mails. Clique aqui para ver outras dicas.

Leia mais
  • Aprenda a gerenciar e proteger senhas usadas on-line
  • Curiosidade "empurra" internautas para os golpes virtuais
  • Conheça os crimes virtuais mais comuns
  • Saiba como funcionam os golpes virtuais

    Especial
  • Leia mais no especial sobre crimes virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página