Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/05/2006 - 11h41

Com medo de fraude, internautas monitoram conta corrente

Publicidade

da Folha Online

Cerca de 73% dos internautas norte-americanos com mais de 18 anos afirmam monitorar suas contas correntes em busca de movimentações suspeitas. Esta "vigilância" é apontada como a medida mais popular para evitar roubo de identidade, segundo um estudo da Harris Interactive feito em parceria com a edição on-line do "Wall Street Journal".

Nesta lista de prevenções também aparecem alternativas como limitar as compras feitas on-line (30%), limitar as transações financeiras feitas via internet (24%) e contratar um serviço de monitoramento de crédito (8%). Dos 2.120 entrevistados, 8% dizem não ter adotado nenhuma medida para prevenir o roubo de identidade.

Quando piratas virtuais conseguem obter informações confidenciais de internautas, podem se passar por estas pessoas realizando, por exemplo, transações financeiras não-autorizadas.

Para fazerem isso na internet, geralmente utilizam um golpe conhecido como phishing scam, baseado em e-mails fraudulentos que sugerem downloads ou visitas a sites maliciosos. Quando o internauta segue as sugestões, baixa involuntariamente em seu computador um software espião que repassa dados a pessoas mal-intencionadas.

Cerca de 83% dos adultos norte-americanos já receberam mensagens suspeitas em nome dos bancos nos quais têm contas. Destas vítimas em potencial, 52% apagaram as mensagens, 39% entraram em contato com as instituições financeiras para confirmar a procedência do e-mail e 3% admitem ter clicado no link sugerido.

Leia mais
  • Saiba como funcionam os golpes virtuais
  • Aprenda a se proteger dos golpistas da internet
  • Foto de festa divulgada no Orkut esconde software espião
  • "Justiceiros" da internet roubam senhas para combater pedofilia

    Especial
  • Leia mais no especial sobre crimes virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página