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29/05/2006
-
11h41
da Folha Online
Cerca de 73% dos internautas norte-americanos com mais de 18 anos afirmam monitorar suas contas correntes em busca de movimentações suspeitas. Esta "vigilância" é apontada como a medida mais popular para evitar roubo de identidade, segundo um estudo da Harris Interactive feito em parceria com a edição on-line do "Wall Street Journal".
Nesta lista de prevenções também aparecem alternativas como limitar as compras feitas on-line (30%), limitar as transações financeiras feitas via internet (24%) e contratar um serviço de monitoramento de crédito (8%). Dos 2.120 entrevistados, 8% dizem não ter adotado nenhuma medida para prevenir o roubo de identidade.
Quando piratas virtuais conseguem obter informações confidenciais de internautas, podem se passar por estas pessoas realizando, por exemplo, transações financeiras não-autorizadas.
Para fazerem isso na internet, geralmente utilizam um golpe conhecido como phishing scam, baseado em e-mails fraudulentos que sugerem downloads ou visitas a sites maliciosos. Quando o internauta segue as sugestões, baixa involuntariamente em seu computador um software espião que repassa dados a pessoas mal-intencionadas.
Cerca de 83% dos adultos norte-americanos já receberam mensagens suspeitas em nome dos bancos nos quais têm contas. Destas vítimas em potencial, 52% apagaram as mensagens, 39% entraram em contato com as instituições financeiras para confirmar a procedência do e-mail e 3% admitem ter clicado no link sugerido.
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Com medo de fraude, internautas monitoram conta corrente
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Cerca de 73% dos internautas norte-americanos com mais de 18 anos afirmam monitorar suas contas correntes em busca de movimentações suspeitas. Esta "vigilância" é apontada como a medida mais popular para evitar roubo de identidade, segundo um estudo da Harris Interactive feito em parceria com a edição on-line do "Wall Street Journal".
Nesta lista de prevenções também aparecem alternativas como limitar as compras feitas on-line (30%), limitar as transações financeiras feitas via internet (24%) e contratar um serviço de monitoramento de crédito (8%). Dos 2.120 entrevistados, 8% dizem não ter adotado nenhuma medida para prevenir o roubo de identidade.
Quando piratas virtuais conseguem obter informações confidenciais de internautas, podem se passar por estas pessoas realizando, por exemplo, transações financeiras não-autorizadas.
Para fazerem isso na internet, geralmente utilizam um golpe conhecido como phishing scam, baseado em e-mails fraudulentos que sugerem downloads ou visitas a sites maliciosos. Quando o internauta segue as sugestões, baixa involuntariamente em seu computador um software espião que repassa dados a pessoas mal-intencionadas.
Cerca de 83% dos adultos norte-americanos já receberam mensagens suspeitas em nome dos bancos nos quais têm contas. Destas vítimas em potencial, 52% apagaram as mensagens, 39% entraram em contato com as instituições financeiras para confirmar a procedência do e-mail e 3% admitem ter clicado no link sugerido.
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