Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2006 - 16h35

Suécia fecha site The Pirate Bay sob acusação de pirataria

Publicidade

da Folha Online

Policiais suecos fecharam o site The Pirate Bay nesta quarta-feira, sob acusação de a página facilitar a pirataria de filmes, música e software. Cumprindo mandado de busca e apreensão, mais de 50 agentes participaram da operação que resultou na apreensão de computadores e prisão de três pessoas.

A página se intitulava a principal contribuinte do BitTorrent, site para o qual oferecia arquivos. O programa BitTorrent tornou-se bastante popular por sua agilidade, já que "quebra" arquivos em vez de baixá-los de um único computador --desta forma, o internauta pode fazer o download de diversas partes do arquivo, ao mesmo tempo, vindo de PCs diferentes.

Segundo a BBC, a indústria do entretenimento comemorou o fechamento do site --que atualmente mostra um texto sobre o caso em sua página inicial--, alegando que o The Pirate Bay facilita o acesso a conteúdo pirata.

Os responsáveis pela página dizem trabalhar dentro da lei. Segundo eles, o endereço tem a função de direcionar internautas para os arquivos procurados, além de gerenciar downloads. O site afirma não ter em seu poder arquivos protegidos por lei.

A BBC também diz que os policiais cumpriram o mandado de busca e apreensão em dez lugares. Em um comunicado, autoridades afirmaram que os três detidos serão questionados sobre a possível quebra da lei dos direitos autorais.

"Quando questionados sobre o fato de tirarem um site do ar, sem saber se realmente contribui com a pirataria, os policiais afirmaram que este é um procedimento normal", diz um texto no site The Pirate Bay. Os responsáveis afirmam que a página estará de volta nos próximos dias.

Leia mais
  • Hollywood perde US$ 6 bilhões com pirataria de filmes
  • Hollywood teria fechado site que oferece arquivos do BitTorrent

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre download ilegal
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página