Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2006 - 10h29

Microsoft lança antivírus próprio; iniciativa chacoalha mercado

Publicidade

JULIANO BARRETO
da Folha de S.Paulo

Só uma empresa do porte da Microsoft poderia mexer tanto no mundo digital anunciando apenas um produto. Após tornar oficial a cobrança de assinaturas para o portal de serviços Windows Live OneCare, a empresa de Bill Gates começou uma provável revolução no mercado de segurança digital.

Vendendo soluções on-line para problemas originados em deficiências de seus próprios produtos, a Microsoft ataca diretamente as empresas líderes do mercado atual e mira na substituição dos produtos vendidos em prateleiras por serviços baseados na internet.

O portal de segurança que protagoniza essa tentativa de guinada oferece assinaturas de US$ 49,95, que dão acesso a versões on-line de antivírus, de firewall, de programa para criação de cópias de segurança e de ferramentas para manutenção do sistema operacional.

Graças ao modelo virtual, a Microsoft permite que um assinante use os programas de proteção em até três máquinas pelo mesmo preço.

Reação em cadeia

Symantec e McAfee, duas das grifes mais famosas na área de antivírus e de proteção digital, já anunciaram planos de lançar produtos que façam frente ao Windows Live OneCare.

Ambas têm intenção de vender ferramentas que funcionem por meio do navegador, a exemplo da iniciativa da nova concorrente, a Microsoft.
A resposta da Symantec atenderia pelo nome de Norton 360 e tem previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2007.

Já a McAfee prepara seu contra-ataque com o anúncio de um serviço provisoriamente chamado Falcon, que seria lançado até o final deste ano.

Web 2.0 de tolo

Apesar de ser considerado um serviço totalmente baseado na internet, o Windows Live OneCare exige a instalação de alguns acessórios para que possa funcionar.

Outra exigência incômoda do serviço é o uso do Internet Explorer, navegador que possui um extenso histórico de falhas de segurança. Brasileiros interessados em contar com os serviços de proteção do OneCare precisam esperar. O site pago só funciona para quem estiver nos EUA.

Ainda é possível, porém, experimentar o serviço da Microsoft gratuitamente por 90 dias. Além disso, as principais fabricantes de antivírus da atualidade têm ferramentas gratuitas para a varredura contra pragas em seus sites.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre antivírus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página