Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2006 - 11h05

Yahoo! conserta vulnerabilidade em serviço de e-mail

Publicidade

da Folha Online

A gigante da internet Yahoo! afirmou nesta terça-feira ter consertado uma vulnerabilidade que permitia que uma praga virtual se espalhasse entre seus usuários de e-mail. "O problema já foi resolvido. Não sabemos quantos usuários foram afetados, mas acreditamos que se trate de uma pequena quantidade", disse Kelly Podboy, porta-voz da Yahoo!.

O serviço gratuito de e-mail da Yahoo! tem 238 milhões de usuários, segundo a agência de notícias France Presse.

A empresa de segurança Symantec divulgou nesta semana que a praga identificada como JS.Yamanner se auto-enviava para a lista de contatos quando o internauta abria uma mensagem infectada. Por explorar uma falha do Yahoo!, o código malicioso só afetava endereços terminados em "@yahoo.com" ou "@yahoogroups.com". A extensão "@yahoo.com.br" estava fora do alvo do ataque.

"Escrito em JavaScript, o JS.Yamanner explora uma vulnerabilidade que permite a execução, no navegador do usuário, dos scripts embutidos nos e-mails HTML. Por questões de segurança, esses scripts normalmente são bloqueados pelo Yahoo! Mail", disse o comunicado da Symantec.

Os usuários não precisavam clicar em qualquer link ou baixar arquivos para viabilizar a infecção; bastava abrir a mensagem para que o código se espalhasse entre os contatos da lista. Geralmente enviado por "av3@yahoo.com", a praga chega em um e-mail com assunto "New Graphic Site" e apresenta a frase "this is test" no corpo da mensagem.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Praga virtual se espalha entre usuários de e-mail do Yahoo!
  • Falso e-mail da PF acusa internautas de pedofilia
  • Microsoft lança antivírus próprio; iniciativa chacoalha mercado

    Especial
  • Leia mais no especial sobre crimes virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página