Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2006 - 16h28

Com celular, italianos fazem documentário sobre amor e sexo

Publicidade

da Folha Online

Dois italianos utilizaram um telefone celular --modelo Nokia N90-- para fazer um documentário de 93 minutos sobre amor e sexo. "New Love Meetings" poderá ser visto em telas maiores que a do celular, mas em baixa definição.

Com a popularização de telefones equipados com câmeras, qualquer um pode fazer isso", afirmou Marcello Mencarini, co-diretor do documentário. "Se você quiser dizer alguma coisa hoje, pode. Isso graças à tecnologia", continuou.

Divulgação
Celular Nokia N90 utilizado para filmagens
Celular Nokia N90 utilizado para filmagens
"As câmeras de celulares são geralmente utilizadas em vídeos caseiros. A agência de notícias Associated Press lembra que estes equipamentos são bastante limitados para serem utilizados em filmes --entre as dificuldades estão a qualidade do som capturado e a impossibilidade de filmar no escuro.

Por conta destas limitações, "New Love Meetings" apresenta muitos ângulos fechados. Quando visto na tela do computador, também é possível notar que a câmera treme. Segundo Mencarini, não haverá qualquer trabalho de pós-produção para melhorar o vídeo.

Os diretores Mencarini e Barbara Seghezzi afirmam ter optado pelo uso do celular para reduzir os custos do documentário. Eles dizem que a produção custou "poucos milhares de dólares", incluindo despesas com viagens.

"O fato de o celular ser menor que as câmeras utilizadas para documentários fez com que os entrevistados se sentissem mais à vontade", disseram. Durante dois meses, no final do ano passado, os diretores entrevistaram cerca de 700 pessoas na Itália.

O telefone tem capacidade de armazenamento para aproximadamente uma hora de vídeo. Todo o material gravado era transferido para um computador, onde as entrevistas ficaram arquivadas para edição. O próximo passo agora é encontrar maneiras de distribuir o documentário.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Disney entra no mercado de telefonia móvel nos EUA
  • MSN Messenger envia torpedos para telefone celular

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre telefones celulares
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página