Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2006 - 10h32

Renovados, comunicadores oferecem conversas por voz e vídeo

Publicidade

MARIANA BARROS
da Folha de S.Paulo

Todo homem é uma ilha, mas cada vez mais cercado de pontes por todos os lados. Isso, pelo menos, no que depender dos programas comunicadores, que têm apresentado dezenas de ferramentas para facilitar o contato entre os internautas ondequer que eles estejam.

O vídeo é a nova vedete do gênero, integrado às últimas versões dos programas do MSN, do Yahoo! e do Skype. Apesar de, nessa modalidade, ser possível apenas dois internautas conversarem por vez, o papo por voz se multiplica em participantes e, no caso do Skype, por exemplo, comporta até cem pessoas simultaneamente. E o que é melhor: permitem falar com pessoas do outro lado do mundo sem pagar a mais pela distância.

Novidades

Na semana passada, o caldo comunicador engrossou ainda mais. O MSN, da Microsoft, lançou oficialmente o MSN Live Messenger, sucessor do MSN Messenger 7.5 e parte do pacote Live, de serviços on-line.

Já o Yahoo! investiu no lançamento de ferramentas (plug-ins) para personalizar seu Yahoo! Messenger withVoice. Além do bate-papo por escrito, ambos também permitem conversas por vídeo e por VoIP, tecnologia em que a voz trafega não pela linha telefônica, mas pelo cabo da internet --daí o nome, abreviação de voz sobre IP.

Sua maior vantagem é a economia: na VoIP, não há cobrança de pulso, nem de interurbano (DDD) nem de ligação internacional (DDI). Analogamente, é como se fosse e-mail de voz, só que instantâneo.

Nesse quesito, o campeão da popularidade é o Skype, que, em abril deste ano, após dois anos e meio de existência, bateu a marca de 100 milhões de usuários. O programa também permite ligar do computador para telefones fixos e para celulares.

O papo por voz também é oferecido pelo Google Talk, que não conta com vídeo, mas tem uma vantagem que os outros não têm: é integrado ao e-mail (Gmail).

O melhor de tudo é que, nessa barulhenta disputa, quem tem falado mais alto é o internauta, que a cada dia ganha mais opções para se comunicar.

Leia mais
  • MSN Messenger envia torpedos para telefone celular
  • Webcam adiciona efeitos especiais à conversa on-line

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre comunicadores instantâneos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Smart TV Smart TV Diversas ofertas a partir de R$ 856,11

    Notebook Notebook Trabalhe, estude, jogue, a partir de R$ 769,00

    Celulares | Tênis | Mais...

    Voltar ao topo da página