Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2006 - 13h12

Orkut ganha banner, mas resiste a anúncios publicitários

Publicidade

JULIANA CARPANEZ
da Folha Online

Nesta semana, o Orkut passou a divulgar um banner da Joga.com --comunidade para fãs de futebol criada pelo Google em parceria com a Nike--, fazendo muitos acreditarem que o site de relacionamentos havia aberto espaço para publicidade on-line. A hipótese, no entanto, foi negada pelo gigante das buscas.

"Não se trata de um anúncio publicitário e não estamos comercializando propaganda no Orkut", afirma um comunicado divulgado pelo Google nesta quinta-feira. A idéia, diz o texto, é oferecer aos usuários desta página uma nova extensão customizada do navegador Firefox, disponível no Joga.com.

O fato de a empresa negar que aquele seja um anúncio publicitário pode soar estranho, já que o banner divulga um serviço. Na prática, isso significa que o espaço não poderá ser comprado por outras empresas --caso da Coca Cola ou Motorola, por exemplo--, ficando reservado à divulgação de produtos do próprio Google.

Segundo o comunicado, outras ferramentas da companhia já foram anunciadas anteriormente no Orkut, como o Picasa e também o Gmail.

Apesar do sucesso do site de relacionamentos --são 21,7 milhões de usuários cadastrados, dos quais 77,8% se dizem brasileiros--, a empresa nunca divulgou planos para faturar com esta ferramenta. A principal fonte de receita do Google são os links patrocinados, que aparecem à direita da página com os resultados das buscas.

Leia mais
  • Adolescentes preferem ser chamados por nicknames na web
  • MySpace faz mudanças para aumentar segurança de jovens
  • Orkut alerta usuários sobre golpes no site de relacionamento
  • Ministério Público pede inquéritos policiais contra Google

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Orkut
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página