Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2006 - 17h11

Praga utiliza programa antipirataria para invadir PCs

Publicidade

da Folha Online

Uma praga virtual identificada recentemente utiliza o programa antipirataria WGA (Windows Genuine Advantage), da Microsoft, para enganar internautas e invadir computadores. Este programa da empresa de software tem como objetivo alertar os usuários sobre o uso de cópias ilegais do Windows.

O código malicioso Cuebot.K, que se espalha pelo comunicador instantâneo da AOL, se passa pelo programa da Microsoft --a fraude, no entanto, utiliza a sigla "wgavn" (Windows Genuine Advantage Validation Notification).

Quando se instala na máquina do usuário, a praga desabilita o firewall do Windows e abre uma brecha com a qual piratas virtuais podem controlar a máquina remotamente, além de espionar as ações do usuário. Estas informações foram divulgadas pela empresa de segurança Sophos.

O WGA causou polêmica nos últimos meses, pois muitos afirmam que este programa invade a privacidade dos usuários. É necessário aceitar a instalação do programa, mas muitos internautas fazem isso sem perceber quando fazem atualizações de segurança dos softwares da Microsoft.

Leia mais
  • Sites da web 2.0 podem ser atacados por pragas virtuais
  • Estudo alerta para perigo de sites de emagrecimento

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre códigos maliciosos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página