Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2006 - 11h30

China desbloqueia acesso a Blogspot após anos de censura

Publicidade

da Efe, em Pequim

Após meses de endurecimento da censura na rede por parte das autoridades, os internautas chineses receberam uma boa notícia: a plataforma de blogs Blogspot, uma das mais populares do mundo, se tornou acessível após vários anos de bloqueio.

Desde quarta-feira, o acesso a qualquer blog dos servidores Blogspot e Blog City é possível na China. Antes, só era possível ler as páginas recorrendo-se a servidores proxy ou truques semelhantes, o que impedia o usuário, entre outras coisas, de deixar comentários.

O Blogspot, serviço muito popular entre os internautas devido à sua facilidade de manejo, aloja diversos blogs com conteúdo polêmico sobre a China. É o caso de Sex and Shanghai, no qual um estrangeiro conta suas experiências sexuais na metrópole. Outros exemplos são Angry Chinese Blogger, que comenta a política e as atualidades do país, e China Confidential, escrito por um jornalista muito crítico ao regime comunista.

A censura não permitia ler os blogs em território chinês. Mas, curiosamente, permitia entrar nas páginas de edição. Assim, alguns blogs eram escritos no próprio país, apesar do bloqueio.

Há duas semanas, um site em que intelectuais chineses comentavam temas de política e atualidade, Century China, foi fechado por ordem das autoridades.

A China é o segundo país com mais internautas do mundo (123 milhões, atrás apenas dos Estados Unidos). O governo incentiva o uso de novas tecnologias a fim de desenvolver o mercado, mas restringe cada vez mais a liberdade dos usuários da internet no interior do país.

Leia mais
  • Google, Microsoft e Yahoo! bloqueiam imprensa estrangeira na China
  • China mantém ciberdissidente preso sem condenação, diz entidade
  • Intelectuais condenam fechamento de site político na China
  • China tira do ar sites de poeta tibetana proibida

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a internet na China
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página