Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2006 - 11h13

Nove em cada 10 PCs estão infectados por softs espiões, diz estudo

Publicidade

da Folha Online

Nove em cada dez computadores pessoais estão infectados com algum tipo de spyware, usualmente chamado de software espião, aponta um levantamento da empresa de segurança da informação Webroot Software. Segundo a pesquisa, o número de máquinas infectadas é de 89%.

O estudo da Webroot Software, realizado entre maio e agosto, aponta ainda que, em média, os computadores infectados possuem 30 spywares instalados em seu sistema. Um spyware pode monitorar o comportamento on-line do usuário e enviar informações para outra pessoa ou empresa sem a permissão do internauta.

O relatório divulgado explica que o robô da empresa detectou 527.136 sites maliciosos na internet durante o período estudado, contra 427 mil detectados no primeiro quadrimestre de 2006 (janeiro-abril) e nas pesquisas de 2005.

David Moll, diretor da Webroot, declarou que os novos números indicam que "o spyware está longe da extinção". "O spyware é uma ameaça motivada pelo dinheiro, e enquanto houver um dólar a ganhar, os criminosos virtuais farão de tudo para obtê-lo", completou.

Um dos principais motivos para o crescimento da contaminação e da vulnerabilidade, ainda segundo o estudo, é o crescimento das redes de relacionamento na web, por exemplo sites como Orkut e MySpace.

Para se proteger, a Webroot recomenda aos usuários instalarem softs anti-spyware, mas lembra que os piratas já conseguem burlar grande parte dos programas gratuitos. Tais programas podem ser achados em endereços como o Download.com ou o Superdownloads.com.br. Para localizar um aplicativo, basta fazer uma busca com o termo "spyware".

Leia mais
  • Veja como se defender de softs espiões
  • Comportamento de funcionários facilita instalação de spyware

    Especial
  • Leia mais no site especial de crimes virtuais
  • Leia o que já foi publicado sobre spyware
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página