Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2006 - 09h49

Publicidade se disfarça de blog para atrair internauta

Publicidade

da Folha de S. Paulo

A nova maldição da internet são os spam blogs, diários virtuais que estampam quase que exclusivamente anúncios e atraem visitantes usando táticas que enganam serviços de busca como Google e Yahoo!.

O objetivo dos criadores dos splogs, como são chamados esses sites, é fazer com que os internautas inadvertidos cliquem na publicidade ali mostrada. Os cliques que podem levar a lojas virtuais são a fonte de renda dos splogueiros. Para atrair o público, as páginas do splogs são publicadas com palavras muito pesquisadas --dessa forma, enganam os programas de busca e têm chance de aparecer no alto das listas de resultados.

De acordo com Tinn Finn, pesquisador da Universidade de Maryland em entrevista à revista "Wired" de setembro, 56% dos blogs de língua inglesa são, hoje, splogs.

A batalha

Os splogs são combatidos por grupos que procuram defender a blogosfera da contaminação publicitária, tentando retirar do ar os endereços maliciosos. Sites como o Splog Reporter (www.splogreporter.com) e o Fight Splog (www.fightsplog.com) recebem endereços de sites nocivos encontrados por internautas e enviam as denúncias para o provedor. Blogueiros como o Fighting Splog (fightsplog.blogspot.com) divulgam listas para alertar os internautas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre blogs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página