Publicidade
Publicidade
06/09/2006
-
09h49
da Folha de S. Paulo
A nova maldição da internet são os spam blogs, diários virtuais que estampam quase que exclusivamente anúncios e atraem visitantes usando táticas que enganam serviços de busca como Google e Yahoo!.
O objetivo dos criadores dos splogs, como são chamados esses sites, é fazer com que os internautas inadvertidos cliquem na publicidade ali mostrada. Os cliques que podem levar a lojas virtuais são a fonte de renda dos splogueiros. Para atrair o público, as páginas do splogs são publicadas com palavras muito pesquisadas --dessa forma, enganam os programas de busca e têm chance de aparecer no alto das listas de resultados.
De acordo com Tinn Finn, pesquisador da Universidade de Maryland em entrevista à revista "Wired" de setembro, 56% dos blogs de língua inglesa são, hoje, splogs.
A batalha
Os splogs são combatidos por grupos que procuram defender a blogosfera da contaminação publicitária, tentando retirar do ar os endereços maliciosos. Sites como o Splog Reporter (www.splogreporter.com) e o Fight Splog (www.fightsplog.com) recebem endereços de sites nocivos encontrados por internautas e enviam as denúncias para o provedor. Blogueiros como o Fighting Splog (fightsplog.blogspot.com) divulgam listas para alertar os internautas.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre blogs
Publicidade se disfarça de blog para atrair internauta
Publicidade
A nova maldição da internet são os spam blogs, diários virtuais que estampam quase que exclusivamente anúncios e atraem visitantes usando táticas que enganam serviços de busca como Google e Yahoo!.
O objetivo dos criadores dos splogs, como são chamados esses sites, é fazer com que os internautas inadvertidos cliquem na publicidade ali mostrada. Os cliques que podem levar a lojas virtuais são a fonte de renda dos splogueiros. Para atrair o público, as páginas do splogs são publicadas com palavras muito pesquisadas --dessa forma, enganam os programas de busca e têm chance de aparecer no alto das listas de resultados.
De acordo com Tinn Finn, pesquisador da Universidade de Maryland em entrevista à revista "Wired" de setembro, 56% dos blogs de língua inglesa são, hoje, splogs.
A batalha
Os splogs são combatidos por grupos que procuram defender a blogosfera da contaminação publicitária, tentando retirar do ar os endereços maliciosos. Sites como o Splog Reporter (www.splogreporter.com) e o Fight Splog (www.fightsplog.com) recebem endereços de sites nocivos encontrados por internautas e enviam as denúncias para o provedor. Blogueiros como o Fighting Splog (fightsplog.blogspot.com) divulgam listas para alertar os internautas.
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas