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24/09/2006
-
10h18
da Folha Online
O Brasil deve superar neste mês a Espanha e assumir a liderança no ranking dos países com a maior percentual de participação de internautas no total de usuários do YouTube.
Um dos motores dessa arrancada foi a divulgação do vídeo em que a modelo Daniella Cicarelli aparece em cenas picantes com seu namorado em uma praia na Espanha.
Com o polêmico caso, mais usuários descobriram o site de hospedagem de vídeos, embora o YouTube tenha tirado o vídeo do ar após a apresentadora da MTV entrar com processo contra os veículos que divulgaram as imagens.
Em agosto,os dois países apareciam praticamente empatados no ranking: 19,2% dos internautas espanhóis são usuários do site de hospedagem de vídeos, enquanto no Brasil a taxa de penetração é de 19,1%.
Esses dados foram fornecidos à Folha Online por José Calazans, analista do Ibope Inteligência, empresa que pertence ao grupo Ibope. O relatório confirmando a liderança do Brasil só deve sair em outubro.
A vantagem sobre a Espanha não deve ser expressiva, pois Cicarelli também é famosa no país europeu desde a época do seu namoro com o craque Ronaldo, jogador do time Real Madrid. O vídeo picante também foi bastante divulgado na mídia por lá.
Por trás da febre, a banda larga
Em números absolutos, o Brasil já possui mais usuários do YouTube que a Espanha. Em agosto, contabilizavam-se 2,6 milhões de usuários, enquanto o país das touradas aparecia com 2,3 milhões de usuários.
No mês passado, o Brasil registrava um total 13,6 milhões de usuários ativos da internet residencial. Os Estados Unidos, com 15,8% de penetração, têm mais usuários no mundo devido ao tamanho de sua internet: são 34 milhões de usuários de YouTube em residências nos EUA.
"O crescimento do uso do YouTube está relacionado em todo mundo, inclusive no Brasil, a um maior uso de conexões rápidas. Dados de julho indicaram que 70,3% de quem navegou de casa em agosto no Brasil o fez por banda larga. Isso equivale a 9,4 milhões de usuários únicos de banda larga na internet domiciliar do Brasil", informou o analista do Ibope.
Impacto na mídia tradicional
Segundo Calazans, a maior postagem de vídeos na internet faz parte de um comportamento que tem aumentado ultimamente, influenciado por novas tecnologias e oportunidades de convergências, que é a interatividade e a participação dos usuários na produção de conteúdo das mídias.
Na avaliação de Calazans, blogs, fotologs e comunidades são conteúdos feitos pelos usuários, que passam a querer participar e opinar de alguma forma, numa tentativa de fazer mudanças.
"Esse comportamento tem implicações sobretudo no jornalismo tradicional, eficiente na checagem de informações. Os blogueiros de texto e de vídeo de um modo geral não usufruem da mesma confiança do público mas, por outro lado, estando livres dos controles (mesmo saudáveis) das redações se sentem à vontade para abordar temas espinhosos para corporações e governos ou que tenham implicações morais e jurídicas", afirma Calazans.
Em fevereiro, a Folha Online já noticiava o potencial do YouTube de entrar na lista de favoritos dos internautas. Apesar de ter sido criado em 2005, o site virou febre só neste ano, em um fenômeno semelhante ao que ocorreu em 2004 com o "boom" do Orkut.
Ranking
Confira o ranking da penetração residencial do YouTube (em % em relação ao total de usuários ativos em agosto)
1- Espanha: 19,2
2- Brasil: 19,1
3- Japão: 16,4
4- Reino Unido: 16,4
5- EUA: 15,8
6- Austrália: 11,7
7- França: 8,7
8- Alemanha: 8,3
9- Suíça: 8,1
10- Itália: 5,9
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O Brasil deve superar neste mês a Espanha e assumir a liderança no ranking dos países com a maior percentual de participação de internautas no total de usuários do YouTube.
Um dos motores dessa arrancada foi a divulgação do vídeo em que a modelo Daniella Cicarelli aparece em cenas picantes com seu namorado em uma praia na Espanha.
Com o polêmico caso, mais usuários descobriram o site de hospedagem de vídeos, embora o YouTube tenha tirado o vídeo do ar após a apresentadora da MTV entrar com processo contra os veículos que divulgaram as imagens.
Em agosto,os dois países apareciam praticamente empatados no ranking: 19,2% dos internautas espanhóis são usuários do site de hospedagem de vídeos, enquanto no Brasil a taxa de penetração é de 19,1%.
Esses dados foram fornecidos à Folha Online por José Calazans, analista do Ibope Inteligência, empresa que pertence ao grupo Ibope. O relatório confirmando a liderança do Brasil só deve sair em outubro.
A vantagem sobre a Espanha não deve ser expressiva, pois Cicarelli também é famosa no país europeu desde a época do seu namoro com o craque Ronaldo, jogador do time Real Madrid. O vídeo picante também foi bastante divulgado na mídia por lá.
Por trás da febre, a banda larga
Em números absolutos, o Brasil já possui mais usuários do YouTube que a Espanha. Em agosto, contabilizavam-se 2,6 milhões de usuários, enquanto o país das touradas aparecia com 2,3 milhões de usuários.
No mês passado, o Brasil registrava um total 13,6 milhões de usuários ativos da internet residencial. Os Estados Unidos, com 15,8% de penetração, têm mais usuários no mundo devido ao tamanho de sua internet: são 34 milhões de usuários de YouTube em residências nos EUA.
"O crescimento do uso do YouTube está relacionado em todo mundo, inclusive no Brasil, a um maior uso de conexões rápidas. Dados de julho indicaram que 70,3% de quem navegou de casa em agosto no Brasil o fez por banda larga. Isso equivale a 9,4 milhões de usuários únicos de banda larga na internet domiciliar do Brasil", informou o analista do Ibope.
Impacto na mídia tradicional
Segundo Calazans, a maior postagem de vídeos na internet faz parte de um comportamento que tem aumentado ultimamente, influenciado por novas tecnologias e oportunidades de convergências, que é a interatividade e a participação dos usuários na produção de conteúdo das mídias.
Na avaliação de Calazans, blogs, fotologs e comunidades são conteúdos feitos pelos usuários, que passam a querer participar e opinar de alguma forma, numa tentativa de fazer mudanças.
"Esse comportamento tem implicações sobretudo no jornalismo tradicional, eficiente na checagem de informações. Os blogueiros de texto e de vídeo de um modo geral não usufruem da mesma confiança do público mas, por outro lado, estando livres dos controles (mesmo saudáveis) das redações se sentem à vontade para abordar temas espinhosos para corporações e governos ou que tenham implicações morais e jurídicas", afirma Calazans.
Em fevereiro, a Folha Online já noticiava o potencial do YouTube de entrar na lista de favoritos dos internautas. Apesar de ter sido criado em 2005, o site virou febre só neste ano, em um fenômeno semelhante ao que ocorreu em 2004 com o "boom" do Orkut.
Ranking
Confira o ranking da penetração residencial do YouTube (em % em relação ao total de usuários ativos em agosto)
1- Espanha: 19,2
2- Brasil: 19,1
3- Japão: 16,4
4- Reino Unido: 16,4
5- EUA: 15,8
6- Austrália: 11,7
7- França: 8,7
8- Alemanha: 8,3
9- Suíça: 8,1
10- Itália: 5,9
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