Publicidade
Publicidade
05/10/2006
-
16h37
da Folha Online
O site YouTube corre o risco de ser fechado por trabalhar com vídeos que violam leis de "copyright", como a divulgação nã-autorizada de imagens de programas de TV, videoclipes e filmes. Essa é a avaliação de especialistas no assunto, como afirma artigo de Tim Gray, divulgado pela agência News Factor.
Fundado em fevereiro de 2005, o famoso site tem cerca de 70 milhões de vídeos acessados diariamente. Segundo o artigo, o YouTube vale cerca de US$ 1,5 bilhão, e 90% de seu conteúdo viola direitos de "copyright".
Em outro artigo, publicado pelo jornal "US Today", Kevin Maney também argumenta que o site está em decadência. Mencionando outra publicação recente, ele aponta que grandes companhias --como redes de TV, estúdios de filmes e gravadoras-- vão barrar a divulgação pelo YouTube de material "copyrighted".
O download gratuito de músicas era considerado o grande vilão da internet chegando até à repressão dos sites de troca de música. Hoje, a grande sensação da rede não é mais em torno do MP3, mas dos vídeos digitais. E o principal pivô dessa história é o YouTube.
Já prevendo complicações, o site disponibiliza no fim da página um link de acesso que leva às orientações sobre como proceder no caso da notificação de infração de "copyright". A orientação é que seja procurada ajuda legal, sendo enviado um comunicado por escrito.
No Brasil, no mês passado, o YouTube foi um dos sites processados pela apresentadora Daniella Cicarelli devido à divulgação de vídeo de um paparazzo em que a modelo aparecia com o namorado em cenas picantes em uma praia na Espanha.
A facilidade de colocar vídeos no YouTube desagrada principalmente grupos de comunicação, como emissoras de TV, que investem na oferta de conteúdo pela internet. É o caso da MTV, que fatura com anúncios publicitários no serviço que permite ao internauta assistir aos videoclipes.
Fora do ar
Na madrugada desta quinta-feira, o site permaneceu fora do ar com uma mensagem, alertando para a instalação de novas ferramentas, e identificando o site como o primeiro armazenador de vídeos digitais na internet. "You have reached YouTube, the premier digital video repository on the Internet. We are currently rolling out new features to the site. We'll be back soon..."
Leia mais
Microsoft vai lançar serviço de vídeos para concorrer com o YouTube
YouTube tem falhas e vê rivais crescerem
YouTube tem clone com pornografia
MTV segue onda do YouTube e lança site de vídeos no Brasil
Especial
Leia o que já foi publicado sobre YouTube
Com 90% de conteúdo ilegal, YouTube corre risco de sair do ar
Publicidade
O site YouTube corre o risco de ser fechado por trabalhar com vídeos que violam leis de "copyright", como a divulgação nã-autorizada de imagens de programas de TV, videoclipes e filmes. Essa é a avaliação de especialistas no assunto, como afirma artigo de Tim Gray, divulgado pela agência News Factor.
Fundado em fevereiro de 2005, o famoso site tem cerca de 70 milhões de vídeos acessados diariamente. Segundo o artigo, o YouTube vale cerca de US$ 1,5 bilhão, e 90% de seu conteúdo viola direitos de "copyright".
Em outro artigo, publicado pelo jornal "US Today", Kevin Maney também argumenta que o site está em decadência. Mencionando outra publicação recente, ele aponta que grandes companhias --como redes de TV, estúdios de filmes e gravadoras-- vão barrar a divulgação pelo YouTube de material "copyrighted".
O download gratuito de músicas era considerado o grande vilão da internet chegando até à repressão dos sites de troca de música. Hoje, a grande sensação da rede não é mais em torno do MP3, mas dos vídeos digitais. E o principal pivô dessa história é o YouTube.
Já prevendo complicações, o site disponibiliza no fim da página um link de acesso que leva às orientações sobre como proceder no caso da notificação de infração de "copyright". A orientação é que seja procurada ajuda legal, sendo enviado um comunicado por escrito.
No Brasil, no mês passado, o YouTube foi um dos sites processados pela apresentadora Daniella Cicarelli devido à divulgação de vídeo de um paparazzo em que a modelo aparecia com o namorado em cenas picantes em uma praia na Espanha.
A facilidade de colocar vídeos no YouTube desagrada principalmente grupos de comunicação, como emissoras de TV, que investem na oferta de conteúdo pela internet. É o caso da MTV, que fatura com anúncios publicitários no serviço que permite ao internauta assistir aos videoclipes.
Fora do ar
Na madrugada desta quinta-feira, o site permaneceu fora do ar com uma mensagem, alertando para a instalação de novas ferramentas, e identificando o site como o primeiro armazenador de vídeos digitais na internet. "You have reached YouTube, the premier digital video repository on the Internet. We are currently rolling out new features to the site. We'll be back soon..."
Leia mais
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas