Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2006 - 18h19

Saiba mais sobre o YouTube, 10º site mais visitado do mundo

Publicidade

da Folha Online

O YouTube foi criado em 2005 por dois ex-funcionários do eBay, Steve Chen, 27, e Chad Hurley, 29, e em pouco tempo conquistou mais de 100 milhões de consultas diárias.

A proposta do YouTube é armazenar uma grande variedade de conteúdo audiovisual: trechos de filmes, programas de TV, novelas, seriados, comerciais e clipes de música, assim como conteúdo amador, funcionando como um "video blog".

AP Photo
YouTube foi criado em 2005 por Chad Hurley, 29, e Steve Chen, 27, ex-funcionários do eBay
YouTube foi criado em 2005 por Chad Hurley, 29, e Steve Chen, 27, ex-funcionários do eBay
Segundo ranking elaborado pelo site Alexa, o YouTube está em 10º lugar entre os endereços mais visitados mundo. A lista é encabeçada pelo Yahoo!, página seguida pelo MSN e pelo Google, que aparece na terceira posição.

De acordo com outro levantamento, da empresa Hitwise, o YouTube tem 46% de participação de mercado dos vídeos on-line, seguido por MySpace (23%) e Google Video (10%).

Apesar de sua popularidade, o YouTube é uma empresa pequena --possui 67 funcionários. O QG da empresa fica em San Bruno, perto do aeroporto de San Francisco, na Califórnia.

Nos últimos meses, a página vem enfrentando diversas restrições ao material veiculado --aproximadamente 90% do seu conteúdo viola as leis de direitos autorais, segundo estimativas de empresas especializadas.

Nesse sentido, o YouTube fechou nesta segunda-feira acordos com representantes da indústria fonográfica para evitar processos relacionados a direito autoral. A partir de agora, o site pode veicular conteúdo das gravadoras Universal Music Group, Sony BMG e da emissora de TV norte-americana CBS.

Leia mais
  • Google anuncia compra do YouTube por US$ 1,650 bilhão
  • Ações do Google fecham em alta de 2% na Bolsa de NY
  • "Boom" da banda larga explica sucesso de YouTube, diz analista
  • YouTube fecha acordo com duas gravadoras e uma emissora de TV

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o YouTube
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página