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09/10/2006
-
18h45
da Folha Online
O maior uso de conexões rápidas de acesso à internet ajuda a explicar o sucesso do site YouTube, adqurido hoje pelo Google. A maior postagem de vídeos na rede reflete o aumento da interatividade e da participação dos usuários na produção de conteúdo das mídias.
"O crescimento do uso do YouTube está relacionado em todo mundo, inclusive no Brasil, a um maior uso de conexões rápidas. Dados de julho indicaram que 70,3% de quem navegou de casa em agosto no Brasil o fez por banda larga. Isso equivale a 9,4 milhões de usuários únicos de banda larga na internet domiciliar do Brasil", informou José Calazans, analista do Ibope Inteligência.
Segundo Calazans, a maior postagem de vídeos na internet faz parte de um comportamento que tem aumentado ultimamente, influenciado por novas tecnologias e oportunidades de convergências.
Na avaliação de Calazans, blogs, fotologs e comunidades são conteúdos feitos pelos usuários, que passam a querer participar e opinar de alguma forma, numa tentativa de fazer mudanças.
"Esse comportamento tem implicações sobretudo no jornalismo tradicional, eficiente na checagem de informações. Os blogueiros de texto e de vídeo de um modo geral não usufruem da mesma confiança do público mas, por outro lado, estando livres dos controles (mesmo saudáveis) das redações se sentem à vontade para abordar temas espinhosos para corporações e governos ou que tenham implicações morais e jurídicas", afirma Calazans.
Em fevereiro, a Folha Online já noticiava o potencial do YouTube de entrar na lista de favoritos dos internautas. Apesar de ter sido criado em 2005, o site virou febre só neste ano, em um fenômeno semelhante ao que ocorreu em 2004 com o "boom" do Orkut.
Ranking
Confira o ranking da penetração residencial do YouTube (em % em relação ao total de usuários ativos em agosto)
1- Espanha: 19,2
2- Brasil: 19,1
3- Japão: 16,4
4- Reino Unido: 16,4
5- EUA: 15,8
6- Austrália: 11,7
7- França: 8,7
8- Alemanha: 8,3
9- Suíça: 8,1
10- Itália: 5,9
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"O crescimento do uso do YouTube está relacionado em todo mundo, inclusive no Brasil, a um maior uso de conexões rápidas. Dados de julho indicaram que 70,3% de quem navegou de casa em agosto no Brasil o fez por banda larga. Isso equivale a 9,4 milhões de usuários únicos de banda larga na internet domiciliar do Brasil", informou José Calazans, analista do Ibope Inteligência.
Segundo Calazans, a maior postagem de vídeos na internet faz parte de um comportamento que tem aumentado ultimamente, influenciado por novas tecnologias e oportunidades de convergências.
Na avaliação de Calazans, blogs, fotologs e comunidades são conteúdos feitos pelos usuários, que passam a querer participar e opinar de alguma forma, numa tentativa de fazer mudanças.
"Esse comportamento tem implicações sobretudo no jornalismo tradicional, eficiente na checagem de informações. Os blogueiros de texto e de vídeo de um modo geral não usufruem da mesma confiança do público mas, por outro lado, estando livres dos controles (mesmo saudáveis) das redações se sentem à vontade para abordar temas espinhosos para corporações e governos ou que tenham implicações morais e jurídicas", afirma Calazans.
Em fevereiro, a Folha Online já noticiava o potencial do YouTube de entrar na lista de favoritos dos internautas. Apesar de ter sido criado em 2005, o site virou febre só neste ano, em um fenômeno semelhante ao que ocorreu em 2004 com o "boom" do Orkut.
Ranking
Confira o ranking da penetração residencial do YouTube (em % em relação ao total de usuários ativos em agosto)
1- Espanha: 19,2
2- Brasil: 19,1
3- Japão: 16,4
4- Reino Unido: 16,4
5- EUA: 15,8
6- Austrália: 11,7
7- França: 8,7
8- Alemanha: 8,3
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