Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2006 - 09h39

TV de 40 polegadas tem processador de dez bits e 12,8 bilhões de cores

Publicidade

EDUARDO MARQUES
JOSÉ ARNALDO DE HOLANDA
CARLOS ROBERTO P. ALMEIDA JR.
Especial para a Folha de S.Paulo

O televisor LCD Samsung LN40R71B oferece modernos recursos de som e de imagem para pessoas que desejam alta qualidade ao assistir a vídeos ou a programas de TV. O aparelho de 40 polegadas possui base giratória (20 graus para os dois lados) e um ângulo de visão excelente, de 178 graus.

Vem equipado com a tecnologia TruSurround XT, que possibilita a reprodução de múltiplos canais, como o sistema 5.1 (cinco caixas acústicas e um subwoofer), em dois alto-falantes embutidos na TV. Um recurso cada vez mais presente nos televisores atuais e que também está no LCD da Samsung é o PIP (picture-in-picture), que torna possível visualizar duas janelas ao mesmo tempo. Assim, dá para conectar uma segunda fonte de vídeo e ver ambas simultaneamente.

O manual impresso do televisor é bastante completo e objetivo e está disponível também no site da fabricante. O consumo de energia (218 W) é praticamente o dobro do de uma TV CRT de 29 polegadas (110 W). É, contudo, menor do que o de uma TV de plasma de tamanho similar (290 W). O aparelho oferece opções de economia de energia por meio da variação do brilho da tela.

Imagem

A qualidade de sua imagem é excelente, impressionando pela alta definição e pela nitidez. O índice de contraste é de 5.000:1, um diferencial em relação aos modelos similares do mercado, pois possibilita uma melhor reprodução de efeitos de luz e de sombra.

O processador de imagem de dez bits permite representar na tela até 12,8 bilhões de cores, resultando em imagens com cores mais realistas.

A resolução é de até 720 linhas no modo progressivo, em que todas as linhas do televisor são atualizadas em uma única varredura, e de 1.080 linhas no modo entrelaçado, em que, a cada varredura, são atualizadas somente as linhas pares ou somente as ímpares. Quando conectado a um PC pela porta VGA, a resolução máxima suportada é de 1.360x768 pixels.

O aparelho possui recursos para melhorar a qualidade das imagens exibidas. Um deles é o DNIe (digital natural image engine), que analisa os sinais de entrada e faz ajustes, como a eliminação de ruídos e o aprimoramento de detalhes.

Para quem deseja utilizar o televisor para jogar games, um recurso interessante é o modo de Jogo, que, combinado com o baixo tempo de resposta, aumenta a nitidez e proporciona uma melhor experiência visual.

A qualidade de exibição de canais de TV via antena depende da intensidade e da qualidade do sinal recebido. As imagens transmitidas pelas emissoras de TV aberta brasileiras estão no formato 4:3, enquanto que a proporção da tela do Samsung é de 16:9. Essa deformação pode ser corrigida pelo modo de visualização 4:3 do aparelho, que fará com que surjam duas faixas pretas verticais nas laterais da tela, compensando a proporção de 16:9.

Outra alternativa é o zoom, que faz com que imagem ocupe toda a área da tela sem deformações --partes das bordas, no entanto, não serão exibidas.

Conclusão

A Samsung LN40R71B é uma ótima opção para quem deseja uma TV LCD de alta definição. Para usufruir de todos os seus recursos, porém, é indispensável que os sinais de entrada sejam de boa qualidade. Seu preço, de R$ 7.999, é compatível com o de aparelhos com funções semelhantes.

EDUARDO MARQUES é doutor pela Escola Politécnica da USP e docente do ICMC-USP. JOSÉ ARNALDO DE HOLANDA e CARLOS ROBERTO P. ALMEIDA JR. são, respectivamente, mestrando e bacharelando pelo ICMC-USP.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre televisor LCD
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página