Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2006 - 12h37

Hackers causam milhões de dólares em prejuízos a corretoras de valores

Publicidade

da Folha Online
com Reuters

Prováveis hackers estão custando milhões de dólares em reembolsos de clientes às corretoras de valores norte-americanas. A "Securities and Exchange Commission", dos Estados Unidos, alertou no começo do mês que criminosos estão assumindo o controle de contas on-line de corretagem por meio de spyware.

A TD Ameritrade Holding na terça-feira se tornou a mais recente corretora a confirmar o problema. A empresa informou que, no terceiro trimestre, os custos atingiram US$4 milhões.

A concorrente E*Trade Financial saiu mais prejudicada, anunciando, na semana passada, que os prejuízos causados por fraudes somaram US$ 18 milhões no terceiro trimestre devido à ação de trapaceiros que roubaram identidades de clientes e movimentaram suas contas.

Ambas as corretoras garantem reembolso aos clientes que percam dinheiro com esse tipo de fraude.

Um porta-voz da Charles Schwab, empresa do mesmo segmento, disse que a companhia não havia detectado "nada de incomum a ponto de merecer comunicado especial".

O presidente-executivo da TD Ameritrade, Joseph Moglia, disse à Reuters que os responsáveis pelos roubos de senhas agiram por meio de computadores públicos e não por invasão aos sistemas internos da companhia.

Em muitos dos casos, os hackers infectam os computadores das vítimas com um software de espionagem que monitora as atividades do usuários e capturam informações importantes, como senhas e números de contas.

De posse das informações, o hacker pode vender o portfólio de ações da vítima e embolsar os lucros. Contas on-line também podem ser seqüestradas e usadas na manipulação dos preços de ações.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre spyware

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página