Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2006 - 17h12

Microsoft fecha parceria com fabricante de software livre Zend

Publicidade

da Folha Online
com Reuters, em San Francisco

A Microsoft e a Zend --fornecedora de ferramentas para a criação de softwares livres-- anunciaram nesta terça-feira uma parceria de longo prazo.

Bill Hilf, estrategista de tecnologia da Microsoft, afirmou que o acordo com a Zend garantirá que os programas PHP (popular linguagem para scripts empregada por criadores de software na construção de aplicativos de "fonte aberta", conhecidos como softs livres) sejam compatíveis com versões passadas e futuras do Windows Server 2003 --já em uso-- e com a nova versão, conhecida por Longhorn.

A Zend Technologies, sociedade de investidores israelenses e norte-americanos, foi formada para vender a linguagem PHP, desafiando cada vez mais o domínio do mercado pelo Windows.

A linguagem PHP é usada em alguns populares serviços de blogs e para acionar a Wikipedia.

"O PHP sempre funcionou com o Windows. O problema é que ele nunca funcionou muito bem", disse Andi Gutman, co-fundador e vice-presidente de tecnologia da Zend.

A linguagem PHP, desenvolvida há 12 anos, é usada em mais de 22 milhões sites da web e por mais de 15 mil empresas.

As melhorias técnicas promovidas pela parceria estarão disponíveis para a base ativa de colaboradores no desenvolvimento da linguagem PHP a partir do primeiro trimestre de 2007.

"Isso serve para a Microsoft se manter competitiva, acima de tudo", disse Stephen O'Grady, analista da Redmonk, uma empresa de análise de software.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre linguagem PHP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página