Publicidade
Publicidade
14/11/2006
-
12h19
da Folha Online
O tocador de MP3 Zune, da Microsoft, foi lançado hoje nos Estados Unidos ao preço de US$ 249,99. Segundo analistas, a Microsoft enfrentará um difícil desafio para derrubar o tocador digital iPod, líder de mercado da Apple. A desvantagem da gigante de softwares é de cinco anos em relação à fabricante do iPod.
Em julho deste ano, a Microsoft já anunciava planos para comercializar, até o fim do ano, um tocador portátil de música digital para concorrer com o popular iPod.
Na época, a empresa divulgou, em comunicado, seu "novo projeto de música e de entretenimento", insinuando que o produto agregaria vídeos além de música digital. Em agosto deste ano, foi anunciado que a empresa japonesa Toshiba produziria o Zune.
Mantendo seu projeto inicial, o Zune incluirá um disco de 30 GB de memória, sintonizador FM, tela de 7,6 centímetros e conexão sem fio (wireless) --permitindo que usuários possam trocar fotos, músicas, podendo completar discos inteiros com a troca entre usuários pela aproximação dos aparelhos.
O Zune estará disponível nas cores preta, marrom e branca.
Segundo especialistas, a conexão wireless é o principal item que pode garantir o sucesso do Zune.
Loja virtual
O iPod tem mais da metade do mercado de aparelhos de MP3, assim como o iTunes, loja virtual da Apple, dominante no mercado de vendas de música on-line.
Para concorrer com o iTunes, a Microsoft também lançou a sua loja on-line, a "Zune Marketplace". As músicas disponíveis para download no serviço custarão US$ 0,99 cada.
A loja virtual permitirá que usuários comprem canções individualmente ou tenham a opção de assinar um serviço que oferece uma cota mensal de downloads.
Honorários
Este mês, a Microsoft concordou em pagar honorários ao grupo Universal Music para cada novo tocador de música digital Zune vendido.
"Avaliamos que qualquer negócio baseado em música deva ser repartido", disse Doug Morris, chefe-executivo da Universal, proprietário da gigante francesa Vivendi.
A Apple, no entanto, não oferece nem uma parcela das vendas de seu iPod às gravadoras. A empresa só paga pelas músicas vendidas em sua loja de música virtual.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre o Zune
Microsoft lança nesta terça-feira o Zune, novo concorrente do iPod
Publicidade
O tocador de MP3 Zune, da Microsoft, foi lançado hoje nos Estados Unidos ao preço de US$ 249,99. Segundo analistas, a Microsoft enfrentará um difícil desafio para derrubar o tocador digital iPod, líder de mercado da Apple. A desvantagem da gigante de softwares é de cinco anos em relação à fabricante do iPod.
Divulgação |
Zune será lançado na próxima terça-feira |
Na época, a empresa divulgou, em comunicado, seu "novo projeto de música e de entretenimento", insinuando que o produto agregaria vídeos além de música digital. Em agosto deste ano, foi anunciado que a empresa japonesa Toshiba produziria o Zune.
Mantendo seu projeto inicial, o Zune incluirá um disco de 30 GB de memória, sintonizador FM, tela de 7,6 centímetros e conexão sem fio (wireless) --permitindo que usuários possam trocar fotos, músicas, podendo completar discos inteiros com a troca entre usuários pela aproximação dos aparelhos.
O Zune estará disponível nas cores preta, marrom e branca.
Segundo especialistas, a conexão wireless é o principal item que pode garantir o sucesso do Zune.
Loja virtual
O iPod tem mais da metade do mercado de aparelhos de MP3, assim como o iTunes, loja virtual da Apple, dominante no mercado de vendas de música on-line.
Para concorrer com o iTunes, a Microsoft também lançou a sua loja on-line, a "Zune Marketplace". As músicas disponíveis para download no serviço custarão US$ 0,99 cada.
A loja virtual permitirá que usuários comprem canções individualmente ou tenham a opção de assinar um serviço que oferece uma cota mensal de downloads.
Honorários
Este mês, a Microsoft concordou em pagar honorários ao grupo Universal Music para cada novo tocador de música digital Zune vendido.
"Avaliamos que qualquer negócio baseado em música deva ser repartido", disse Doug Morris, chefe-executivo da Universal, proprietário da gigante francesa Vivendi.
A Apple, no entanto, não oferece nem uma parcela das vendas de seu iPod às gravadoras. A empresa só paga pelas músicas vendidas em sua loja de música virtual.
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas