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14/11/2006 - 12h19

Microsoft lança nesta terça-feira o Zune, novo concorrente do iPod

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da Folha Online

O tocador de MP3 Zune, da Microsoft, foi lançado hoje nos Estados Unidos ao preço de US$ 249,99. Segundo analistas, a Microsoft enfrentará um difícil desafio para derrubar o tocador digital iPod, líder de mercado da Apple. A desvantagem da gigante de softwares é de cinco anos em relação à fabricante do iPod.

Divulgação
Zune será lançado na próxima terça-feira
Zune será lançado na próxima terça-feira
Em julho deste ano, a Microsoft já anunciava planos para comercializar, até o fim do ano, um tocador portátil de música digital para concorrer com o popular iPod.

Na época, a empresa divulgou, em comunicado, seu "novo projeto de música e de entretenimento", insinuando que o produto agregaria vídeos além de música digital. Em agosto deste ano, foi anunciado que a empresa japonesa Toshiba produziria o Zune.

Mantendo seu projeto inicial, o Zune incluirá um disco de 30 GB de memória, sintonizador FM, tela de 7,6 centímetros e conexão sem fio (wireless) --permitindo que usuários possam trocar fotos, músicas, podendo completar discos inteiros com a troca entre usuários pela aproximação dos aparelhos.

O Zune estará disponível nas cores preta, marrom e branca.

Segundo especialistas, a conexão wireless é o principal item que pode garantir o sucesso do Zune.

Loja virtual

O iPod tem mais da metade do mercado de aparelhos de MP3, assim como o iTunes, loja virtual da Apple, dominante no mercado de vendas de música on-line.

Para concorrer com o iTunes, a Microsoft também lançou a sua loja on-line, a "Zune Marketplace". As músicas disponíveis para download no serviço custarão US$ 0,99 cada.

A loja virtual permitirá que usuários comprem canções individualmente ou tenham a opção de assinar um serviço que oferece uma cota mensal de downloads.

Honorários

Este mês, a Microsoft concordou em pagar honorários ao grupo Universal Music para cada novo tocador de música digital Zune vendido.

"Avaliamos que qualquer negócio baseado em música deva ser repartido", disse Doug Morris, chefe-executivo da Universal, proprietário da gigante francesa Vivendi.

A Apple, no entanto, não oferece nem uma parcela das vendas de seu iPod às gravadoras. A empresa só paga pelas músicas vendidas em sua loja de música virtual.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Zune
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