Publicidade
Publicidade
16/11/2006
-
11h58
da Folha Online
com Reuters, em Los Angeles
A guerra de gigantes na indústria do videogames --que movimenta US$ 30 bilhões por ano-- recomeça nesta semana. A arena será os EUA, com o lançamento na sexta-feira do PlayStation 3 (PS3), da Sony, e no domingo do Wii, da Nintendo. Há um ano, a Microsoft já mantém no mercado seu console Xbox 360.
"Desta vez, trata-se de um mercado significativamente mais competitivo", disse Michael Goodman, analista de videogames do Yankee Group, acrescentando que muitos pais não têm lealdade a marcas de consoles. Segundo Goodman, nos EUA, os pais não permitirão que o Natal passe sem incluir um console na lista de presentes para os filhos. Fica a dúvida de o mercado suprirá toda a demanda por consoles neste fim de ano.
Para Goodman, o reduzido estoque de PS3 deve se evaporar rapidamente, e, segundo ele, a Microsoft pode ser a principal beneficiária dessa demanda não-atendida. A deficiência no total de consoles produzidos pela Sony é tão severa que os rivais certamente se beneficiarão, disse Eric Johnson, professor da Tuck School of Business, na Dartmouth University, sem oferecer números absolutos.
Johnson previu que quem não conseguir adquirir um PS3 pode, simplesmente, optar por um Xbox 360. "Minha idéia é que, neste Natal, a Microsoft será a verdadeira ganhadora."
Em termos de qualidade, tanto o PS3 quanto o Xbox 360 oferecem avançados recursos gráficos e chips mais rápidos, que executam mais ação nas telas e exibem personagens mais realistas.
Por sua vez, o Nintendo Wii não oferece competição em termos de poder de computação gráfica, mas dispõe de um sistema inovador de controle --que pode ser manejado como se fosse uma raquete de tênis (ou uma espada).
A vantagem do Wii é seu preço; por US$ 250, menos da metade do modelo PS3 mais sofisticado (que sai por US$ 600 dólares) e bem mais barato do que o Xbox 360 mais sofisticado (vendido a US$ 400 dólares), talvez a Nintendo ajude a estragar a festa da concorrência.
A Nintendo colocará à venda no mercado japonês, em 2 de dezembro, 400 mil unidades de seu console de videogames Wii --quatro vezes mais que seu concorrente PlayStation3, da Sony.
Ainda não foi revelado o volume inicial das vendas nos EUA, mas a Nintendo espera chegar a 2 milhões de unidades ainda este ano.
Leia mais
Nintendo lançará 400 mil consoles Wii no mercado japonês
Lançamento de PS3 no Japão esbarra em problema de software
Preço do PlayStation 3 quadruplica no mercado informal
Sony vende 88,4 mil PS3 no Japão em 2 dias, segundo editora
Especial
Leia o que já foi publicado sobre console de videogame
Sony, Microsoft e Nintendo reiniciam guerra de videogames
Publicidade
com Reuters, em Los Angeles
A guerra de gigantes na indústria do videogames --que movimenta US$ 30 bilhões por ano-- recomeça nesta semana. A arena será os EUA, com o lançamento na sexta-feira do PlayStation 3 (PS3), da Sony, e no domingo do Wii, da Nintendo. Há um ano, a Microsoft já mantém no mercado seu console Xbox 360.
AP Photo/Koji Sasahara |
O console Wii, da Nintendo (foto) |
Para Goodman, o reduzido estoque de PS3 deve se evaporar rapidamente, e, segundo ele, a Microsoft pode ser a principal beneficiária dessa demanda não-atendida. A deficiência no total de consoles produzidos pela Sony é tão severa que os rivais certamente se beneficiarão, disse Eric Johnson, professor da Tuck School of Business, na Dartmouth University, sem oferecer números absolutos.
Reprodução |
O console XBox 360, da Microsoft |
Em termos de qualidade, tanto o PS3 quanto o Xbox 360 oferecem avançados recursos gráficos e chips mais rápidos, que executam mais ação nas telas e exibem personagens mais realistas.
Por sua vez, o Nintendo Wii não oferece competição em termos de poder de computação gráfica, mas dispõe de um sistema inovador de controle --que pode ser manejado como se fosse uma raquete de tênis (ou uma espada).
AP Photo/Koji Sasahara |
O PS3 (foto) começa a competir com o Xbox 360, da Microsoft, que está sendo vendido desde o ano passado |
A Nintendo colocará à venda no mercado japonês, em 2 de dezembro, 400 mil unidades de seu console de videogames Wii --quatro vezes mais que seu concorrente PlayStation3, da Sony.
Ainda não foi revelado o volume inicial das vendas nos EUA, mas a Nintendo espera chegar a 2 milhões de unidades ainda este ano.
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas