Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2006 - 11h58

Sony, Microsoft e Nintendo reiniciam guerra de videogames

Publicidade

da Folha Online
com Reuters, em Los Angeles

A guerra de gigantes na indústria do videogames --que movimenta US$ 30 bilhões por ano-- recomeça nesta semana. A arena será os EUA, com o lançamento na sexta-feira do PlayStation 3 (PS3), da Sony, e no domingo do Wii, da Nintendo. Há um ano, a Microsoft já mantém no mercado seu console Xbox 360.

AP Photo/Koji Sasahara
O console Wii, da Nintendo
O console Wii, da Nintendo (foto)
"Desta vez, trata-se de um mercado significativamente mais competitivo", disse Michael Goodman, analista de videogames do Yankee Group, acrescentando que muitos pais não têm lealdade a marcas de consoles. Segundo Goodman, nos EUA, os pais não permitirão que o Natal passe sem incluir um console na lista de presentes para os filhos. Fica a dúvida de o mercado suprirá toda a demanda por consoles neste fim de ano.

Para Goodman, o reduzido estoque de PS3 deve se evaporar rapidamente, e, segundo ele, a Microsoft pode ser a principal beneficiária dessa demanda não-atendida. A deficiência no total de consoles produzidos pela Sony é tão severa que os rivais certamente se beneficiarão, disse Eric Johnson, professor da Tuck School of Business, na Dartmouth University, sem oferecer números absolutos.

Reprodução
O console XBox 360, da Microsoft
O console XBox 360, da Microsoft
Johnson previu que quem não conseguir adquirir um PS3 pode, simplesmente, optar por um Xbox 360. "Minha idéia é que, neste Natal, a Microsoft será a verdadeira ganhadora."

Em termos de qualidade, tanto o PS3 quanto o Xbox 360 oferecem avançados recursos gráficos e chips mais rápidos, que executam mais ação nas telas e exibem personagens mais realistas.

Por sua vez, o Nintendo Wii não oferece competição em termos de poder de computação gráfica, mas dispõe de um sistema inovador de controle --que pode ser manejado como se fosse uma raquete de tênis (ou uma espada).

AP Photo/Koji Sasahara
O PS3 (foto) começa a competir com o Xbox 360, da Microsoft, que está sendo vendido desde o ano passado
O PS3 (foto) começa a competir com o Xbox 360, da Microsoft, que está sendo vendido desde o ano passado
A vantagem do Wii é seu preço; por US$ 250, menos da metade do modelo PS3 mais sofisticado (que sai por US$ 600 dólares) e bem mais barato do que o Xbox 360 mais sofisticado (vendido a US$ 400 dólares), talvez a Nintendo ajude a estragar a festa da concorrência.

A Nintendo colocará à venda no mercado japonês, em 2 de dezembro, 400 mil unidades de seu console de videogames Wii --quatro vezes mais que seu concorrente PlayStation3, da Sony.

Ainda não foi revelado o volume inicial das vendas nos EUA, mas a Nintendo espera chegar a 2 milhões de unidades ainda este ano.

Leia mais
  • Nintendo lançará 400 mil consoles Wii no mercado japonês
  • Lançamento de PS3 no Japão esbarra em problema de software
  • Preço do PlayStation 3 quadruplica no mercado informal
  • Sony vende 88,4 mil PS3 no Japão em 2 dias, segundo editora

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre console de videogame
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página