Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2006 - 15h30

Artistas contemporâneos se inspiram em Second Life

Publicidade

FERNANDA CRANCIANINOV
da Folha Online

Uma série de artistas contemporâneos vem se interessando pelo universo proposto por mundos virtuais e, sobretudo, pelo Second Life (secondlife.com).

Eva e Franco Mattes --mais conhecidos por 0100101110101101.ORG ou 01.org-- elaboraram uma exposição baseada nos avatares do mundo virtual do Second Life. O mais recente projeto dos artistas é chamado de "13 Most Beautiful Avatars" (Os 13 Mais Belos Avatares), uma série de belos retratos do Second Life.

Eva e Franco Mattes
Lanai Jarrico. 2006. Óleo sobre tela.
Lanai Jarrico. 2006. Óleo sobre tela.
A obra dos artistas italianos é um resultado de seus "passeios" pelo mundo virtual Second Life, do qual participam há mais de um ano. "Flanando" pelas diversas áreas da comunidade virtual, Eva e Franco reuniram as mais belas figuras deste mundinho, que já conta com mais de 1,5 milhão de participantes.

A seleção de retratos não ficará só no mundo virtual; ela será apresentada em uma exposição na Academia Italiana da Univerisade de Columbia ( "The Italian Academy") de 30 de novembro até 29 de dezembro.

Novo Mundo

O fotógrafo inglês James Deavin também deixou a vida real de lado na busca pela inspiração artística. A arte de Deavin imita a vida virtual do Second Life na exposição "Photographs from the New World" (Fotografias de um Novo Mundo), até dia 9 de dezembro, em Nova York.

No site da galeria, o artista explica que o Second Life não seria uma "pálida imitação da vida 'real', ou 'primeira' [em referência à "segunda"], mas uma nova extensão dos seres humanos". "Um lugar onde podemos sonhar."

Para Deavin, o que lhe interessa como artista é entender como este novo mundo, e todas suas infinitas possibilidades, "permanece baseado nas mesmas metáforas que regulam o mundo há centenas de anos".

"Webfotografia"

Marco Cadioli, artista milanês, também pratica seu "métier" no mundo virtual, no que poderíamos definir como um repórter de um novo gênero, a "webfotografia".

Marco Cadioli
Fotoreportagem "War On Line" (Guerra on-line)
Fotoreportagem "War On Line" (Guerra on-line)
A especialidade de Cadioli, artista digital e professor de novas mídias, é fotografar a internet; o artista clica e registra os acontecimentos do mundo virtual desde 2003.

Cadioli circula pelo Second Life como o repórter Marco Manray e disponibiliza no site Internet Landscape (www.internetlandscape.it) imagens da "evolução das 'paisagens' na internet".

Algumas de suas "webreportagens" mostram imagens de "campos de batalhas" em atmosferas bem semelhantes às de fotografias de guerras "reais". Em entrevista ao "Le Figaro", no mês passado, Cardioli definiu a internet como "um mundo para o qual devemos olhar".

Leia mais
  • Gays antenados invadem Second Life; leia destaques GLS
  • Ataque de vírus fecha Second Life por 20 minutos
  • IBM fortalece presença em mundo virtual Second Life
  • "Big Brother" virtual será lançado no game Second Life

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Second Life
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página