Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2006 - 13h57

Para 43% dos internautas, mundo virtual é tão importante quanto real

Publicidade

da Efe, em San Francisco

Muitos internautas acreditam que pertencer a comunidades virtuais é tão importante quanto os laços estabelecidos no mundo real, segundo um estudo divulgado hoje.

Para 43% dos americanos que pertencem a comunidades na internet, o mundo virtual é tão importante quanto o real, segundo o estudo "Annenberg Digital Future Project", subordinado à Universidade do Sul da Califórnia (USC).

Os participantes da pesquisa, feita durante seis anos, fizeram amizade com 1,6 pessoa por ano, em média. Isto é, as "relações on-line" migraram para o mundo real.

Os pesquisados também conheceram, em média, 4,65 pessoas, com as quais mantiveram relações de amizade exclusivamente limitadas ao universo virtual. A web também ajudou 40% na manutenção do contato com amigos e parentes.

As conclusões mostram até que ponto a rede é cada vez mais importante para fins sociais. "Mais de uma década depois que a web se abriu ao público, estamos observando a emergência da internet como o poderoso fenômeno social e pessoal", disse Jeffrey Cole, diretor do estudo, em comunicado.

Redes sociais

De acordo com a pesquisa, as atividades sociais on-line vêm crescendo. O número de blogueiros duplicou desde 2003; hoje, 7,4% dos internautas têm blogs.

Também cresceu o número de pessoas que publicam fotos na internet; representando 23,6% de todos os internautas. O número de usuários que mantêm seu próprio site também continuou crescendo, chegando a 12,5% do total.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre mundo virtual
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página