Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2006 - 09h00

Second Life tem moeda, câmbio e mecanismos próprios para regular economia

Publicidade

da Folha Online

No início deste mês, em entrevista ao site CNNMoney.com, John Zdanowski, chefe-financeiro do Linden Lab, empresa que administra o Second Life, baseada em San Francisco (EUA), explicou o funcionamento do LindeX Currency Exchange (Casa de Câmbio LindeX), um mercado real em um mundo virtual.

O Linden dollar --a moeda corrente do mundo virtual, a qual pode ser convertida em dólares americanos reais-- tem sofrido um "boom" no mundo virtual 3D à medida em que mais pessoas aderem aos negócios. Saiba o que fazer para ser o próximo magnata no mundo virtual do Second Life, segundo as dicas de Zdanowski.

O que é o LindeX Currency Exchange?
O Lindex facilita a determinação de valores no mercado virtual de Linden para que os jogadores não façam isso fora do SL.

O que gera renda ao Second Life?
Uma pequena porção vem do LindeX --menos de 10% do faturamento. O resto vem das taxas cobradas pela Linden nas transações correntes.

Como funciona o Linden dollar?
O Linden dollar tem cotação flutuante, oscilando conforme os preços do mercado interno --porque a base de clientes do SL vem do mundo todo. Mais da metade dos usuários são de fora dos EUA.

A variação do dólar americano no mundo real interfere o Linden dollar?
Não, porque a economia do SL tem um outro ritmo. O SL vem crescendo muito rapidamente, mais rápido que o suprimento em dinheiro, por isso há uma constante pressão para que o Linden seja valorizado frente ao dólar. Outra forma de promover a valorização são prêmios oferecidos pela Linden aos usuários de Linden dollar; as venda direta de Linden ao câmbio; e os "sinks" --toda vez que alguém faz algo no SL, como o upload de um arquivo ou imagem, os residentes pagam uma taxa em Lindens por isso.

A Linden Lab monitora a atividade econômica no Second Life?
Sim. A Linden ainda tem ferramentas limitadas para administrar o suprimento de dinheiro, mas pretende promover melhorias.

Como o Linden dollar se mantém estável?
Há "circuit breakers" (limitadores) em todo o jogo. Há limites na quantidade de transações que uma pessoa pode fazer em um mês e um dia, que depende de quanto tempo ela esteja no mundo virtual. Também há controles de fraudes --com que outros mercados não têm de lidar.

Qual é a base para o crescimento do Linden dollar?
O Linden dollar representa uma licença para o uso de determinadas ferramentas no Second Life. À medida que as pessoas se interessem em usá-las, o Second Life se valoriza, e, assim, a moeda virtual Linden também é valorizada. Outra forma é com o interesse que as pessoas têm de trocar o Linden por dólares americanos. Basicamente, o crescimento do mundo virtual e de seus serviços determinam o seu valor.

Pode haver uma bolha do mercado imobiliário virtual crescendo no Second Life?
O mundo vem crescendo, mas os imóveis não têm a mesma dinâmica como no mundo real. Não há uma faixa limitada de terras. Segundo a Linden, ainda não houve inflação no valor imobiliário do Second Life. O valor do terreno é criado mais pelo o que a pessoa quer construir do que pela terra em si.

Leia mais
  • Vírus e roubo de senhas ameaçam crescimento do Second Life
  • Seminário vende tour virtual por Second Life para marqueteiros
  • Avatar de Second Life consome tanta energia quanto um habitante do Brasil
  • Artistas contemporâneos se inspiram em Second Life
  • Second Life exige apenas conexão com a web, mas cobra por alguns serviços
  • Gays antenados invadem Second Life; leia destaques GLS

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Second Life

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página