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27/12/2006 - 13h09

Internautas brasileiros se espalham pelo território virtual de Second Life

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da Folha de S.Paulo

Depois de invadir o Orkut, comunidade virtual mantida pelo Google e que, dos 33 milhões de usuários, tem 62% de brasileiros, em 2006, os internautas do país se concentram em um novo território digital: o game Second Life.

Dos cerca de 2 milhões de usuários, aproximadamente 80 mil são brasileiros. O sucesso do jogo da Linden Labs fez com que se resolvesse criar uma versão nacional do game --depois dos EUA, o Brasil seria o primeiro a contar com uma franquia. Anteriormente prometida para este ano, a edição deve estrear em janeiro de 2007, numa parceria da Kaizen Games com o portal iG.

Lançado em 2003, o Second Life viu aumentar, neste ano, a quantidade de empresas dispostas a se mudar para o ambiente virtual. A agência de notícias Reuters foi uma das pioneiras, criando uma redação voltada a noticiar apenas o que acontece dentro do game. A Globo resolveu seguir a mesma trilha e neste mês estreou o G2 (www.secondlife.globolog. com.br), site destinado a contar o que se passa com os avatares de Second Life.

Cristo Redentor, pedintes e até um diretório virtual do PSDB já integram --e vão "abrasileirando"-- a paisagem digital do jogo, que já se estende por 263 mil quilômetros quadrados e virtuais. A economia do game também faz crescer os olhos de empresas e do mercado publicitário. Muitos dos serviços são pagos com a moeda local, o linden --L$ 270 equivalem a US$ 1.

Especial
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