Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2006 - 15h24

Terremoto na Ásia danifica cabos e afeta bancos e internet na região

Publicidade

da Folha Online
com Reuters, em Cingapura

A rede de telecomunicações em toda a Ásia vem sofrendo interrupções nesta quarta-feira, depois que abalos sísmicos ao longo da costa de Taiwan danificaram cabos submarinos e causaram lentidão nos serviços de internet, dificultando transações financeiras e, especialmente, o mercado de câmbio.

O tráfego telefônico internacional foi prejudicado em alguns países e o acesso à internet ficou bastante lento. Funcionários de empresas asiáticas de telecomunicações disseram que podem levar semanas para que todos os cabos sejam reparados.

A KT, maior operadora de telefonia e banda larga da Coréia do Sul, informou que seis cabos submarinos foram cortados pelos abalos ocorridos na terça-feira. "Vinte e sete de nossos clientes foram atingidos, entre os quais bancos e igrejas", disse um porta-voz da KT . Não se sabe quando será possível restaurar os serviços plenamente.

Com séria lentidão nas operações o mercado de câmbio de Seul também sofreu impacto. Foram registrados alguns problemas no mercado de câmbio de Tóquio --mas o sistema EBS, responsável por boa parte das transações cambiais entre iene e dólar, parecia estar funcionando.

Na Índia, centrais telefônicas e serviços de apoio enfrentam dificuldades. Representantes do setor disseram que as dimensões do problema só poderiam ser plenamente avaliadas mais tarde, quando o tráfego de voz e de dados provenientes da Europa e dos Estados Unidos em seus respectivos horários comerciais atingisse o seu pico.

Na China, o Telecommunications Group, maior operador de telefonia fixa do país e controlador da China Telecom, informou que o acesso à internet havia sido seriamente prejudicado. Redes telefônicas e linhas de acesso também foram afetadas, informou a empresa.

O maior dos abalos, cuja magnitude foi avaliada em 6,7 pelo serviço central de meteorologia de Taiwan --e em 7,1 pelo instituto de pesquisa geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês)-- teve seu epicentro na costa de Taiwan às 10h26 (horário de Brasília) da terça-feira. Duas pessoas morreram.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre terremoro em Taiwan
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página