Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2007 - 10h00

Google participa de projeto para filmar o Universo

Publicidade

da Ansa, em Washington

O gigante norte-americano Google, que já foi sensação na internet com seus mapas tridimensionais, iniciou agora um projeto para filmar digitalmente todo o Espaço --visível da Terra-- com um telescópio instalado no Chile.

O projeto, que reúne 19 universidades e laboratórios, prevê a construção de um telescópio na colina Pachón (Chile), que (previsto para 2013) será capaz de transmitir semanalmente imagens do Espaço com a ajuda de uma câmera digital de 3 bilhões de pixel.

Com o Large Synoptic Survey Telescope (LSST), especialistas poderão "comprovar os mistérios da matéria negra e abrir uma janela, ao estilo de um filme, e visualizar objetos que mudam ou se movam rapidamente", explicaram responsáveis pelo projeto. Eles também poderão explorar supernovas e advertir a tempo asteróides que se aproximam perigosamente da Terra, indicaram.

"Na atualidade, não contamos com nenhuma forma de detectá-los antes que sejam óbvios", reconheceu Suzanne Hawley, do departamento de Astronomia da Universidade de Washington.

As imagens capturadas da colina Pachón serão transformadas no "maior filme de todos os tempos", disse o astrônomo Craig Hogan, também da Universidade de Washington e um dos principais cientistas que trabalham no projeto.

"Ela transformará a forma como fazemos ciência", disse Hogan ao Seattle Post Intelligencer. O comunicado, anunciado neste sábado, informa sobre a entrada do gigante da internet na iniciativa assegura que o Google e a entidade público-privada que dirige o LSST "compartilham muitos objetivos".

Trata-se, disseram, de "organizar massivas quantidades de informação e torná-la útil". Segundo o LSST, o telescópio vai gerar mais de 30 mil GB de imagens a cada noite.

"Será o YouTube da astronomia", disse Hogan, comparando com o popular site da internet onde o público põe a disposição do mundo inteiro imagens de vídeo.

O Google passou por um importante marco quando comprou a companhia Keyhole Inc. e pôs ao alcance do público de maneira gratuita, em junho de 2005, seu programa que permite observar o planeta de maneira tridimensional --observando ruas e cidades com detalhes.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o YouTube

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página