Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2007 - 14h28

Empresas investem em buscadores; internauta quer resultados mais precisos

Publicidade

GUSTAVO VILLAS BOAS
Colaboração para a Folha de S.Paulo

O campo de batalha dominado pelo Google promete mudar em 2007. Novas empresas investem em inteligência artificial, personalização e intuitividade em seus mecanismos de busca. Elas prometem precisão e agilidade para o internauta chegar a resultados relevantes. É a chamada busca vertical. Segundo a empresa de pesquisa de mercado Outsell, esse nicho deve movimentar US$ 1 bilhão em 2009.

Um dos destaques nesse campo é o Hakia.com, que possui uma tecnologia capaz de identificar o contexto das páginas analisadas. O site também organiza buscas comuns em galerias. Ao buscar por "car" (carro, em inglês), ele separa os resultados em tópicos como notícias, fabricantes e inovações. Assim, o internauta identifica rapidamente o que lhe serve.

Na seara dos buscadores especializados, sites como o Kayak.com e o Retrevo.com devem se destacar. O primeiro é voltado para viagens e, com controles na tela, ajuda a encontrar passagens ou hotéis por todo o mundo, além de hospedar um fórum de discussão sobre o tema.

O segundo, destinado a eletrônicos, separa os resultados em tópicos --como fóruns, resenhas, lojas e imagens.

Outra fatia que deve crescer é a da busca social, aposta de sites como o delicious.com e o www.technorati.com. Eles utilizam "tags" para organizar o que agrada à comunidade e para gerar os resultados.

Gigantes de olho

As grandes empresas também investem em novidades. Microsoft (search.live.com/macros), Yahoo (builder.search.yahoo.com) e Google (www.google.com/coop) permitem a criação de mecanismos personalizados --os usuários escolhem onde vai ser feita a busca. Um médico pode optar por sites científicos, por exemplo, evitando páginas voltadas aos leigos.

O Google lançou, também, o Searchmash.com, que organiza os resultados por mídias e pede a colaboração do usuário para aprimorar os serviços, ainda em testes.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre buscadores

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página