Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2007 - 10h54

Softwares on-line do Google são fortes em colaboração

Publicidade

PAULA LEITE
da Folha de S.Paulo

O Google continua a expandir sua presença na internet para além do buscador, com aplicativos baseados na rede que têm como ponto forte a colaboração on-line e a busca.

Um dos programas mais úteis é o Google Docs & Spreadsheets, que tem editor de textos e planilha. O editor de textos é uma nova versão do Writely, que foi comprado pelo Google. O Docs & Spreadsheets ainda está em versão beta (de testes).

Reprodução
Tela do Google Reader, software leitor de RSS
Tela do Google Reader, software leitor de RSS
O software está disponível gratuitamente em docs. google.com, mas exige a criação de uma conta Google. O editor de textos é bastante rápido e estável. Conta com opções para mudar o tamanho, a fonte do texto e a formatação. Também é possível inserir imagens e tabelas no texto.

Em um texto escrito em português, o editor de textos reconheceu a língua usada automaticamente e fez correções, mas seu dicionário não tinha palavras comuns, como "idéias".

A planilha também é rápida e conta com fórmulas, que seguem o mesmo padrão do Excel, e opções como mesclar células e diferentes formatos de exibição de números e de datas.

Convidados

O software Docs & Spread - sheets permite colaboração tanto nas planilhas quando nos textos. O programa envia um e-mail aos endereços indicados pelo usuário e os convidados têm acesso aos documentos e podem editá-los.

Também é possível publicar o documento na internet: o Google dá um endereço ao documento, que se torna público. A página principal do Docs & Spreadsheets conta com uma caixa de buscas que procura nos títulos e dentro dos documentos de forma rápida.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Google
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página