Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2007 - 10h38

Site de buscas chinês Baidu vai oferecer notícias

Publicidade

da Efe, em Xangai

O site de buscas Baidu, que é o mais popular da China e o quarto mais visitado do mundo, acaba de conseguir a aprovação oficial para também fornecer notícias, o que aumentará a competitividade no segundo maior mercado mundial da internet, informa nesta quarta-feira a imprensa chinesa.

O Escritório de Informação do Conselho de Estado concedeu ao Baidu uma licença para publicar notícias através da internet, o que permite ao portal elaborar seus próprios conteúdos, em vez de apenas mostrar resultados para buscas de notícias, segundo o jornal "South China Morning Post".

Isso proporcionará ao Baidu uma grande vantagem em seu conteúdo frente aos outros concorrentes que não têm essa permissão oficial.

"Definitivamente, significa concorrência para o Google", disse Doug Crets, especialista da Media Partners Asia. "Na maioria destes portais, vamos ver uma quantidade crescente de conteúdo, já que o conteúdo é o que trará consumidores e lucro".

O Sina.com --maior portal do país-- já obteve a mesma licença há alguns anos e elabora suas próprias notícias, mas o Baidu é o principal site de buscas a conseguir a permissão na China.

"Uma licença de notícias é um recurso escasso nas companhias de internet na China. De fato, apenas muito poucos portais são autorizados a dar notícias de maneira legal no país", afirmou uma fonte governamental não identificada citada pelo jornal.

Em lucro por publicidade entre os sites de busca na China, em 2006 o Baidu controlou 39% do mercado nacional, seguido pelo Google (20%) e pelo Yahoo (12,6%).

Leia mais
  • Diretor de "Tapa na Pantera" põe novo curta no YouTube e critica Cicarelli
  • "Peço desculpas aos usuários do YouTube", diz Daniella Cicarelli
  • Criador do KaZaA faz site que indeniza por "tempo ruim"
  • Apesar de bilionário, criador do iPod usa sempre a mesma roupa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Baidu
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página