Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2007 - 17h59

Microsoft dá "banho de loja" no Windows Vista, mas exige PC turbinado

Publicidade

DIÓGENES MUNIZ
da Folha Online

Ele é bonitão, mas será que você agüenta o tranco? Essa é a primeira pergunta a se fazer antes de iniciar uma relação com Windows Vista, que chega às prateleiras de todo mundo nesta terça-feira (30). A interface do novo sistema operacional da Microsoft, batizada Aero, é um de seus trunfos. São janelas translúcidas, movimentos esguios de pastas e uma roupagem que, claro, exigem bastante do computador.

O PC ideal para rodar o Vista precisa ser equipado com processador de 1 GHz, 1Gb de memória, uma placa de vídeo com 128 Mbytes e 15 Gbytes de espaço em disco. A outra opção é ter uma máquina classificada de "Windows Vista Capable": 512 Mbytes de memória, processador de 800 MHz e placa de vídeo compatível. Neste caso, esqueça a pirotecnia.

Divulgação
Navegar de uma pasta para outra é um lazer à parte no novo Windows Vista, da Microsoft
Navegar de uma pasta para outra é um lazer à parte no novo Windows Vista, da Microsoft
O belo visual está disponível apenas nas versões Home Premium, Business, Enterprise e Ultimate. As outras duas --Vista Home Basic e Vista Starter-- vêm parecidas com o XP e dão aquele gostinho de "prêmio de consolação". O programa Windows Vista Upgrade Advisor, disponibilizado no site da Microsoft, mostra qual é a opção ideal para seu micro, além de dizer o que será necessário instalar caso queira outra versão do software.

Divulgação
Empresa de Bill Gates aposta na interface arrojada de seu novo sistema operacional
Empresa de Bill Gates aposta na interface arrojada de seu novo sistema operacional
A navegação no Vista é feita por um sistema parecido ao do Windows Explorer. Suas bordas são transparentes e ainda mais arredondadas que as do XP. O botão "Iniciar" ganhou uma busca ágil e centralizou quase todos caminhos que se pegue no computador.

Um dos atributos gráficos mais apurados, exibido nesta segunda-feira no lançamento da Microsoft, é o "Flip3D". Um clique joga os programas que estão sendo rodados para o centro da tela, em janelas tridimensionais. O que está na periferia do monitor escurece, dando teatralidade à área de trabalho. Navegar de uma pasta para outra é um lazer à parte.

Leia mais
  • Microsoft lança Windows Vista e Office 2007 no Brasil; confira os valores
  • PCs sofrem metamorfose para usar Windows Vista
  • Lucro da Microsoft cai 28% com atrasos no Vista e no Office
  • Lançamento do Windows Vista na Europa acontece no Atomium de Bruxelas
  • Microsoft vai vender Windows Vista pela internet

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Vista
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página