Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2007 - 15h10

Defensores do software livre fazem protesto anti-Vista em NY

Publicidade

da Folha Online

Reprodução
Grupos que lutam pela disseminação do software livre protestam nas ruas de NY
Grupos que lutam pela disseminação do software livre protestam nas ruas de NY
O Windows Vista acaba de ser lançado --chegou às prateleiras nesta terça-feira--, mas já recebe manifestações contrárias, sobretudo de grupos que militam pela utilização do software livre. Em Nova York, o coletivo BadVista promoveu nesta manhã uma campanha contra o último produto da empresa de Bill Gates.

"A campanha do BadVista está empenhada em lutar pela liberdade dos usuários de computadores, opondo-se à adoção do Microsoft Vista e promovendo alternativas de livre software", diz o coletivo, em seu site oficial.

Reprodução
Manifestantes norte-americanos protestam contra o lançamento do Windows Vista
Manifestantes norte-americanos protestam contra o lançamento do Windows Vista
A estratégia do grupo envolve também pesquisa e divulgação de falhas no sistema operacional mais utilizado do mundo --segundo a Microsoft, o Windows está em 94% dos computadores do mundo. Também estão na propaganda anti-Vista os integrantes do grupo Defective By Design, que possuem um blog contra sistemas operacionais proprietários.

Lançamento

O novo sistema operacional da Microsoft, o Windows Vista, chegou nesta terça-feira (30) às prateleiras de todo o mundo. O lançamento marca uma guinada nos recursos gráficos e na usabilidade do maior produto da empresa de Bill Gates. O Windows mudou sua interface de modo radical, mas não escondeu que se inspira (copia, no bom português) ferramentas de outros sistemas.

Caso da busca de arquivos no repaginado botão "Iniciar", bastante parecida com a do MAC OS X, sistema da Apple. Caso também das abas do navegador IE 7, à la FireFox.

Divulgação
Empresa de Bill Gates aposta na interface arrojada de seu novo sistema operacional
Empresa de Bill Gates aposta na interface arrojada de seu novo sistema operacional
O produto chega em seis edições diferentes --duas delas pré-instaladas no micro. O visual arrojado está disponível apenas nas versões Home Premium, Business, Enterprise e Ultimate. As outras duas --Vista Home Basic e Vista Starter-- vêm parecidas com o XP. A interface do novo sistema operacional da Microsoft, batizada Aero, tem janelas translúcidas, movimentos esguios de pastas e uma roupagem que, claro, exigem bastante do computador.

O PC ideal para rodar o Vista precisa ser equipado com processador de 1 GHz, 1Gb de memória, uma placa de vídeo com 128 Mbytes e 15 Gbytes de espaço em disco. A outra opção é ter uma máquina classificada de "Windows Vista Capable": 512 Mbytes de memória, processador de 800 MHz e placa de vídeo compatível. Neste caso, esqueça a pirotecnia. Parte da proteção de dados, um dos pilares deste Vista, também não funciona para as versões mais baratas.

Leia mais
  • Windows Vista pirata é vendido a R$ 15 em bancas de SP
  • Microsoft dá "banho de loja" no Windows Vista, mas exige PC turbinado
  • Microsoft lança Windows Vista e Office 2007 no Brasil; confira os valores
  • PCs sofrem metamorfose para usar Windows Vista
  • Vista será o "mais seguro do mundo", promete Microsoft

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Vista
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página