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28/02/2007 - 15h11

Second Life vai permitir bate-papo com voz

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da France Presse, em San Francisco

Os avatares, representantes animados dos "residentes" do popular mundo virtual Second Life, serão ainda mais realistas: agora poderão ter sua própria voz, anunciou a empresa americana Vivox.

Sediada em Massachusetts, a empresa informou nesta terça-feira que sua tecnologia permitirá que os avatares em 3D que representam os jogadores do Second Life "conversarão entre si, simplesmente caminhando na direção de outros moradores e falando". A data da instalação do novo instrumento não foi divulgada.

A fala dará outra dimensão ao Second Life, um mundo virtual com mais de quatro milhões de membros de 100 países, no qual os "residentes" criam e constroem lares, veículos, clubes noturnos, lojas, paisagens, roupas e jogos.

Chega de mudos

A plataforma Second Life Grid é uma sofisticada proposta criada pela Linden Lab, uma empresa sediada em San Francisco e fundada em 1999 por Philip Rosedale para criar uma revolucionária forma de experiência partilhada em 3D.

Rosedale, ex-diretor tecnológico da RealNetworks, é pioneiro no desenvolvimento de vários meios de acesso a arquivos de computação de áudio e vídeo sem download.

Lançado há quatro anos pela Linden Lab, o Second Life permite a seus personagens se comunicarem via mensagem instantânea, mas com a nova tecnologia não continuarão mudos.

"A voz integrada é uma extensão natural do mundo virtual que estes residentes estão construindo", disse o vice-presidente da Linden, Joe Miller. "A voz enriquecerá ainda mais esta comunidade e apresentará novas oportunidades de desenvolvimento social e de comércio", acrescentou.

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