Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/03/2007 - 15h42

Internautas selecionam "melhores momentos" do eclipse lunar; veja

Publicidade

da Folha Online

O eclipse lunar que chamou a atenção do mundo na noite de sábado está na rede em diversos ângulos. Dezenas de vídeos amadores invadiram a internet, de diferentes cantos do planeta, com imagens do fenômeno que só se repetirá para os brasileiros em agosto --e com menor visibilidade.

Uma busca simples por "eclipse lunar" no YouTube dá dezenas de opções para quem perdeu o evento na noite de sábado, quando o fenômeno esteve parcialmente visível em todo o continente americano. Foram os moradores da Europa, África e Oriente Médio que tiveram a melhor visão da Lua.

Sang Tan/AP
Eclipse lunar visto de Londres,<br> na Inglaterra, no sábado
Eclipse lunar visto de Londres,
na Inglaterra, no sábado
Os moradores da Austrália, do Alasca e da Nova Zelândia tiveram a pior cadeira do espetáculo natural --ou quase não o viram--, mas terão assentos privilegiados para o próximo eclipse total da Lua, previsto para o dia 28 de agosto.

O governo brasileiro prometeu transmitir, em tempo real e com comentários de especialistas, a atração astronômica pelo site do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). No entanto, muitos internautas reclamaram da lentidão ou da impossibilidade de entrar no servidor, provavelmente por excesso de acessos. O Inpe não se pronunciou até agora.

O último eclipse total lunar visível no Brasil aconteceu entre os dias 27 e 28 de outubro de 2004. O próximo, no dia 28 de agosto, será de difícil visualização para os brasileiros.

Entenda

O eclipse da Lua ocorre quando a Terra fica entre o satélite natural e o Sol, bloqueando a luz solar. Mesmo na totalidade, pode-se ver a Lua em um tom avermelhado, já que os raios solares que atingem a atmosfera da Terra e se espalham, iluminando o satélite. Neste momento, apenas a luz vermelha pode atravessar a grossa atmosfera para atingir a Lua.

Especial
  • Confira a galeria de imagens do eclipse lunar
  • Wikipédia vira Orkut para famosos e anônimos que fazem o próprio verbete
  • Leia o que já foi publicado sobre eclipse lunar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página