Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2007 - 09h26

Diário de Hannover: Aeroporto recebe turistas com tecnologia do cão

Publicidade

da Folha Online

A seguir, o repórter Diógenes Muniz, enviado especial da Folha Online a Hannover (norte da Alemanha), relata curiosidades e impressões sobre os bastidores e arredores da maior feira de tecnologia e telecomunicações do mundo, a Cebit 2007, que começa nesta quinta-feira (15) e termina na próxima quarta-feira (21).

Totó

Há poucas coisas mais amigáveis e menos úteis na informática do que robôs que imitam animais. Feiras de tecnologia os adoram e vão além: a fauna hi-tech inclui de protetores de mouse com cara de rato --pegou o trocadilho?-- a cãezinhos que tocam música (como o iDog, cruzamento de iPod com cão).

Quem chegar a Hannover para a Cebit 2007 pela conexão com Munique (sul do país) também vai topar com "bichinhos", mas já no aeroporto. A função deles é verificar se você esconde alguma substância proibida --sobretudo da cintura para baixo, a julgar por onde os dois pastores alemães tentaram jogar seus focinhos quando cheguei, ontem.

"Está OK, continuem andando", diz uma policial, enquanto esgoela seu colega cão com uma coleira e sorri.

É este o método que a polícia germânica emprega para checar se turistas escondem drogas ou explosivos debaixo das roupas. O rastreamento canino acontece logo após a saída do vôo, no pontilhão que liga o avião ao aeroporto. Super hi-tech.

Huba-huba-huba-hê!

Continuamos na série "tenho a maior feira de tecnologia do mundo, mas uso os métodos mais pré-históricos para te revistar". Antes de chegar na sala de embarque do aeroporto de Munique, o viajante precisa passar sua bagagem de mão em uma esteira com raio-X, despir-se de bonés e agasalhos, além de ele próprio ser submetido a um detector de metais. Nada mais natural.

Na Alemanha, para tornar a coisa toda mais emocionante, decidiu-se introduzir uma velha prova do programa do Gugu no processo de segurança. Lembra daquele quadro em que celebridades decadentes provavam alimentos às cegas? Pois bem.

Diógenes Muniz/Folha Imagem
Os aeroportos europeus oferecem cabines exclusivas para fumantes
Os aeroportos europeus oferecem cabines exclusivas para fumantes
Ao descobrir que eu "escondia" uma garrafa plástica de água na mochila, a funcionária do aeroporto desafiou: "O senhor poderia abrir sua garrafa, por favor?" Abri. "O senhor poderia esvaziá-la, por favor?" Silêncio.

Apesar da vontade de dizer que não estava com a menor sede, pensei melhor e, enfim, passei pela prova do paladar. Atrás de mim, uma senhora acompanhava o processo assustada. Ela carregava uma garrafa de vinho na mão.

Fumaça

Os aeroportos europeus oferecem cabines exclusivas para fumantes. Os cubículos transparentes se chamam "Smoke 'n Go". Para expelir fumaça, é só entrar no local, que é todo estilizado, e se acomodar em um balcão.

Enquanto o usuário lê jornal ou joga conversa fora, o limpador de ar instalado no teto suga as impurezas. O abrigo tem portas deslizantes automáticas e uma luz se acende quando alguém começa a fumar. No aeroporto de Munique, há um desses a cada 50 metros, em frente às salas de embarque. Fora destes espaços, cigarro é proibido.

O jornalista viajou a convite da Hannover Fairs do Brasil

Leia mais
  • Veja o mapa da Cebit 2007
  • Porto Alegre quer sediar Cebit latino-americana
  • Confira as empresas brasileiras que vão à Cebit 2007
  • Saiba mais sobre Hannover, cidade alemã que abriga a Cebit
  • Presença da América Latina na Cebit cresce 126% em 2007

    Especial
  • Leia mais no especial sobre a Cebit 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página