Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2007 - 09h39

Diário de Hannover: Pão e circo viram armas da Cebit

Publicidade

da Folha Online

A seguir, o repórter Diógenes Muniz, enviado especial da Folha Online a Hannover (norte da Alemanha), relata curiosidades e impressões sobre os bastidores e arredores da maior feira de tecnologia e telecomunicações do mundo, a Cebit 2007, que começou na quinta-feira (15) e termina na próxima quarta-feira (21).

Boca-livre e dança

Ao ouvir o termo "feira de informática" é comum pensar em um bando de nerds acotovelando-se pare ver de perto aquela placa-mãe imperdível ou o novo sistema de acesso biométrico que só liga o computador após reconhecer seu cheiro. Se estivermos falando do maior evento deste tipo no planeta, a Cebit, o pensamento está correto, mas incompleto.

Diógenes Muniz/Folha Imagem
Fabricante de multifuncionais germânica apela para shows de dança na feira Cebit
Fabricante de multifuncionais germânica apela para shows de dança na feira Cebit
Por trás dos lançamentos de alta tecnologia há mulheres suntuosas, boca-livre e espetáculos --alguns de gosto para lá de duvidoso. É o caso, por exemplo, da empresa alemã Brother. A fabricante de multifuncionais largou na frente no quesito diversão para as massas.

Durante o primeiro dia da Cebit, promoveu shows de dança e distribuiu um brinquedo inflável "antistress" (vulgo João Bobo). Bastava passar no estande para pegar o brinde.

Já o número de dança foi executado por duas mulheres e um homem durante todo o dia. O trio se contorcia e pulava no intervalo das explicações sobre aparelhos de fax e scanners.

Comida grátis é outro atrativo do megaevento --sobretudo para quem, assim como este repórter, não vê graça em gastar R$ 15 num copo de água acompanhado de um donut seco e sem gosto. O menu de custo zero é vasto: maçãs, sucos, refrigerantes, chocolates, pirulitos e até salsichas defumadas.

Moeda de troca

Sacolas estão para a Cebit assim como maços de cigarro estão para a cadeia. Funcionam como moeda de troca. Nos estandes mais badalados da feira há verdadeira disputa pelas sacolas de marcas representativas, como IBM e Samsung.

Divulgação
Cantora britânica Emma Lanford executa a trilha sonora da feira de tecnologia Cebit
Cantora britânica Emma Lanford executa a trilha sonora da feira de tecnologia Cebit
No fim do evento, começa o desfile das "conquistas" em frente ao Centro de Feiras da Deutsche Messe. A bagagem, afinal, diz muito sobre seu dono. Por exemplo: ao carregar a sacola da Red Hat --distribuidora do sistema operacional Linux--, o sujeito está dizendo que é partidário do software livre e, invariavelmente, um crítico da Microsoft.

Música

A Cebit 2007 tem sua própria trilha sonora. Chama-se "Your World Is My World". A música, de autoria do DJ e produtor alemão Mousse T., é cantada pela britânica Emma Lanford. A cantora é mais conhecida na Alemanha do que em sua terra natal. Ela trabalha com a gravadora germânica Peppermint Jam.

Além de ser executada dentro da feira, a trilha da Cebit --um pop funkiado com letra de comercial de TV-- também está disponível na internet. Para ouvi-la, clique aqui.

O jornalista viajou a convite da Hannover Fairs do Brasil

Leia mais
  • Câmera digital se esconde em colar que registra "emoções" do dono
  • Diário de Hannover: Aeroporto recebe turistas com tecnologia do cão
  • Veja o mapa da Cebit 2007
  • Confira as empresas brasileiras que vão à Cebit 2007
  • Saiba mais sobre Hannover, cidade alemã que abriga a Cebit

    Especial
  • Leia mais no especial sobre a Cebit 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página