Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2007 - 13h35

Japonês supera inglês em blogs, diz pesquisa

Publicidade

da Ansa, em Tóquio

A língua dos mangás superou a de Shakespeare, pelo menos no mundo dos blogs. Para os internautas japoneses isso não é uma surpresa, considerando-se a grande difusão dos diários na web na cultura do Sol Nascente, mas para o resto do mundo é um resultado, no mínimo, inesperado. O japonês já é o idioma mais utilizado nos blogs mundialmente, em uma histórica superação do inglês, desde sempre a língua oficial da internet.

Os dados estão no último relatório do instituto de pesquisas Technorati sobre a situação da chamada blogesfera, a comunidade sem fronteiras dos diários on-line. Em um total de mais de 72 milhões de blogs ativos na internet em março de 2007, 37% registraram mensagens escritas em língua japonesa, contra os 36% que apresentaram textos em inglês e os 8% que usam o chinês. Foi a primeira vez que o idioma inglês perdeu o trono.

No Japão, um dos países mais conectados à internet, a utilização das novas tecnologias está mudando profundamente o modo de comunicação, de trocas de informações e de aquisição de conhecimentos. Isso se verifica especialmente no fenômeno dos blogs, que apresenta uma difusão sem precedentes entre os internautas japoneses, com as últimas estimativas falando em quase dez milhões de diários ativos em 2006.

Por trás do difundido interesse da sociedade japonesa pelas novas tecnologias unidas ao estado avançado das infra-estruturas do país, se esconde uma tradição cultural e literária que já duram milhares de anos, sem a qual não se explicariam as razões daquela que pode ser considerada uma tendência única no mundo.

Um típico exemplo de blogesfera japonesa é a comunidade Mixi, que possui milhões de membros apesar da inscrição ser possível apenas com um convite de outros membros já registrados. Dentro da Mixi, milhares de blogs de todos os tipos, escritos por um público de todas as idades, compartilham idéias, pequenas histórias e, cada vez mais, dicas de compras, demarcando a influência dos diários on-line na definição de tendências entre os consumidores.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre blogs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página