Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2007 - 13h22

Leia comentários de internautas sobre o site Tagged

Publicidade

da Folha Online

O site de relacionamentos Tagged conseguiu aumentar sua audiência em mais de 800% desde outubro de 2006, sem oferecer inovações ou atrativos aos internautas.

Para tal, o endereço usa em um sistema de spam. Ele pede a senha de e-mail dos usuários e dispara convites em tom apelativo para todos seus contatos. A prática vem gerando protestos na web. Para saber mais, leia a reportagem completa.

A Folha Online recebeu dezenas de comentários sobre o Tagged. Confira alguns:

Fernando de Assis Rodrigues

"Eu acredito que o site Tagged realmente cresceu de forma rápida e este sucesso deve-se ao fato do spam. Tenho recebido, semanalmente no meu e-mail, várias mensagens convidando para entrar na comunidade.

O importante neste caso é a ética disto. Será que somos "obrigados" a receber este tipo de informação? Será que realmente a empresa está utilizando a internet de forma ética?

Enquanto perguntas deste tipo não são respondidas, ou mesmo não sinto a vontade de ingressar no Tagged, simplesmente cliquei no botão "Report Spam" no Gmail. Acho uma solução passiva, mas me agradou."

Fernando Griskonis

"Isso é pentelhação ao extremo. É crime! Porém, uma pessoa de médio conhecimento de como funciona as empresas spamers não vai perder tempo com isso, já que o Orkut está muito bem disseminado e é constatada a utilidade profissional e pessoal em termos de relacionamento."

Jackson Lago

"Gostaria de dizer que, a prática de spam é um assunto muito debatido e comentado entre todas as classes e todos os tipos de usuários que conheço. Acredito que, para um site de relacionamentos, como ele mesmo se propõe a ser, deveria ser acionado juridicamente. Existem infinitas discussões na rede hoje, sobre o assunto. Enquanto não conseguirmos um exemplo de larga escala, os pequenos spammers continuarão a agir impunemente."

Vinicius Pacheco

"Uma vez recebi um mail desses do tagged. Não conhecia o site e achei que era algum tipo de vírus, desses que se reproduzem pelas listas de contatos dos programas de e-mail. Não abri, não aceitei, não cliquei, não fiz nada a não ser apagar a mensagem. Irrita, com certeza. Mas, sejamos francos: basta ignorar. Quanto mais atenção se dá a esse site pela sua política de baixo nível, mais ele atinge seu objetivo que deve ser conseguir page views e negociar contratos de publicidade.

De mim não conseguiu nenhum click."

Vivian Taborda

"O site Tagged é uma ferramenta desnecessária que não tem nada de mais. Apenas invade a vida dos tolinhos carentes de plantão e os induz a entrar nessa rede de "amigos". Na verdade este site é só uma fachada para roubar senhas e informações pessoais. É uma rede inconveniente e usurpadora. Não tá no Orkut? Use o Multiply, que é melhor e mais interessante. Mas, caro usuário-nerd-carente de amigos: caia fora do "Tagged", porque o "alvo" é você, só se você quiser."

Fábio Caldas

"Esse site é um típico exemplo de mau caratismo na onda da web 2.0. Aproveita-se de um nicho de sites de sucesso (Sites de Relacionamento) e extrapola no uso de Spams para chamar a atenção. Sinceramente todos os provedores de emails deviam colocar esse site na black list."

Tabata Rodrigues Esteves

"Eu gosto do tagged acho um site de relacionamento muito bom e liberal, adoro fazer parte e tenho centenas de amigos pelo mundo todo."

Danilo Silva

"Já recebi cerca de 15 desses tais 'convites' para o Tagged. Felizmente não cliquei em "Sim" em nenhum deles, pois tenho Orkut(para os amigos Brasileiros) e MySpace(para os de fora) já está de bom tamanho. Mas acho que, pelo número de convites recebidos, não estão sendo poucos os meus amigos que estão caindo nessa. É uma total falta de respeito com o internauta, pois uma rede de relacionamentos deve ser criada por livre e espontânea vontade (não é assim que fazemos amigos?) e não forçados a isso. Isso sem contar que o site é muito mal feito. Perda de tempo."

Tiago Zattera da Silveira

"Esses caras deveriam ser processados judicialmente. Em nenhum momento no cadastro do maldito Tagged foi informado que ele mandaria esses spams pra toda a lista de contatos. EU ODEIO O TAGGED."

Adolfo S. Junior

"Também recebi um recado deste Tagged e de tanto insistir e ver que era alguém aqui da empresa resolvi me inscrever mas nem utilizei, nem nada, é uma prática ruim e todos os dias recebo muitos spams, eu utilizo o Orkut e Msn pra me relacionar com os amigos na internet e se este fosse um de boa intenção para me relacionar com quem conheço eu poderia utilizar, mas como vejo que não é bem o caso então deixo de acessar."

André Quito da Silva

"É mais uma praga digital a ser barrada pelas Empresas."

Yurion F. Munhoz

"Achei o site muito esperto, pede pra você logar do yahoo e manda o convite p/ todos seus contatos (o que eu cancelei.....), o site é tem um visual descuidado, fora que depois percebi que instalou vários cookies de spammers famosos na minha máquina.... Só vou entrar novamente para ver se tenho como cancelar a conta que criei."

Diego de Lima

"A pior praga criada depois do I love you."

Rodrigo Demarque

"Recebi uma série de e-mails do "Tagged" e como qualquer spam, deletei imediatamente o e-mail recebido. Qual não foi minha surpresa quando muitos amigos começaram a comentar sobre o site em questão, e que haviam se cadastrado.

Resolvi conhecer sem me cadastrar e observei um site cheio de propagandas lento, muito lento... um site caçador de pageviews. Simplesmente mais um engodo na internet afim de conseguir algum "status" a custa da curiosidade do internauta.

Não tenho dúvida que da mesma maneira com que cresceu vai descer aceleradamente a ladeira e cair no precipício do esquecimento... aparecendo somente naquelas listas que vemos em alguns sites que nos lembram das 10, 20 ou 50 piores ideias na internet.

Mas enquanto isso não acontece, observamos a internet ficar mais lenta com servidores congestionados não somente devido ao "Tagged" mas devido ao spam que prolifera em progressão geométrica.

Minha parte estou fazendo, não acesso este site e se receber algum e-mail novamente rapidamente seleciono a mensagem e dou um click em "Isto é Spam"... nem tendo o trabalho para abrir ou perder meu tempo com um "Spam 2.0"... que resume sabiamente o que o Tagged é."

Jerônimo Fagundes da Silva

"Reconheço que não conhecia este site (Tagged) em específico; contudo, já recebi convites de diversos outros sites do gênero, sendo que muitos desses convites eram pessoas que nem mesmo conheço.

Creio que essa tática de disparar spams para contatos do usuário, por meio de uma ação de má fé (solicitação da senha da conta de e-mail do usuário!), é comparável a outros golpes semelhantes via spam, como estes que comumente se espalham tentando roubar senhas bancárias, e toda sorte de informações privadas.

Algo que se aproveita da inocência/falta de informação de uma pessoa é um absurdo, realmente um golpe, pois a grande maioria das pessoas que são levadas pela conversa desses spams muitas vezes não tem consciência que há serviços semelhantes aos que estão sendo oferecidos, sem abuso nenhum a sua privacidade.

Sinceramente, não sou um conhecedor dos códigos legais, mas não creio que uma ação de ma fé como essa seja legal. Ao enviar automaticamente convites para os contatos do usuário, é como se o sistema se 'passasse pelo usuário', enviando ainda uma mensagem bastante amigável (e mesmo
provocativa, como visto no exemplo da reportagem da Folha Online).

Acredito que apenas uma minoria dos usuários que se registram em um serviço desses tem consciência de que está se expondo."

Fernando da Conceição

"Realmente o Tagged trata-se de um span inoportuno e de mau gosto que
incomoda-me no trabalho pois diariamente tenho que detelar pelo menos três ou quatro 'span' no meu e-mail de trabalho relativo ao apelo de 'aumente seu pênis, etc'. Tal procedimento principalmente por ser direcionado a um e-mail que é unicamente para contatos comerciais da empresa em que trabalho torna-se um incômodo muito grande, principalmente ainda por ferir princípios morais e religiosos."

Izabela de Paula Cabrera

"Eu acho uma extrema falta de respeito com o público, pois eles querem impor a presença deles, para que as pessoas participem, além disso, não dão informação nenhuma para quem não conhece o site ainda, por essa invasão, e tantas pessoas recebendo convite, muitos acham que se trata de mais um vírus circulando a internet, o que eu acreditava no começo, mais por ser um site de relacionamentos, o site deveria contar com uma maior elaboração e divulgação de seus criadores."

Vanessa Falcão Resemini

"Eu acho esse 'método' de agregar associados a essa porcaria de site uma invasão.

Hoje recebi uma mensagem dessas, e fiquei indignada quando soube que toda a minha rede de contatos foi simplesmente rastreada. Não dei autorização para isso, muito menos para escreverem mensagens em meu nome.

Enfim, mais um absurdo que nos faz perder tempo, paciência e não acrescenta absolutamente nada."

Guilherme Jorge

"Realmente essa 'técnica de marketing' é abusiva, eu mesmo recebo ao menos mensalmente a feliz mensagem 'Fulano Tagged You...' o que indica que essa tática infelizmente funciona e impulsiona cada vez mais suas page views."

Hélio Laes

"Não suporto mais esses spans do tagged, a empresa, MAIS DO QUE PROCESSADA, DEVERIA SER FECHADA, sair do ar. Tenho dezenas de contato através do MSN, e sei lá como, o tal TAGGED manda através deles, e-mail me enchendo as paciências. Nos primeiros, até briguei com algumas pessoas conhecidas, achando que de fato eram elas me convidando, mas me deram um sonoro 'NÃO', e cai do cavalo."

Rodrigo Loretti

"O Tagged está mais que certo por várias coisas primeiro, é uma grande estratégia deles de divulgação do site através de spam, segundo o site é super interativo e oferece várias opções de personalização através de templates prontos e terceiro pode ser que ele supere o orkut pelo fato de ser mais simples uso eu pelo menos achei isso."

Celina Mayumi

"Não tenho uma opinião formada sobre o Site Tagged, mas sei que ele tem incomodado a maioria dos meus contatos no HotMail e também no yahoo.

Sei que tenho recebido convite em nome de amigos que nunca ouviram falar do tal site e deletamos todos que recebemos por medo que seja vírus.

Esse tipo de campanha viral devia ser considerada e levada a sério como qualquer SPAM que enchem nossas caixas diariamente nos fazendo perder tempo com besteira."

Fernando Pedro

"Insuportavelmente chato e invasivo. Toda dia recebo uns 15 e-mails deles falando que 'fulano' me adicionou. O pior é que eles nunca acertaram o nome de um contato que eu realmente tenha em qualquer outro site de relacionamentos. Se o tanto de e-mails que eles me mandam fossem contatos de verdade, com certeza já teria, se participasse, mais de 500 contatos em menos de um mês.

Tinha era que ter uma entidade responsável para tirar sites com esse perfil da internet."

Thiago Cesar Vieira

"Infelizmente, desde a criação da Internet, acompanhamos a proliferação de conteúdo de má qualidade. O Tagged é um deles.

É direito de cada internauta selecionar as informações que lhe convém. Como vivemos numa sociedade democrática e existe gosto para tudo, encontramos muita diversidade na net.

Então, qualquer iniciativa na net é válida, desde que tal conteúdo não invada nossa privacidade, como por exemplo, o spam."

Gustavo Espeschit

"Realmente isto é uma praga que está, literalmente, "torrando a paciência"! Em menos de uma semana eu recebi nada menos que 30 convites desses e eles ainda não cessaram, e quando perguntei via MSN ou outro mail a alguns amigos que disseram que tinham "Tagged Me", alguns simplesmente negaram a existência de tal site e que nunca mandariam um convite desses. É uma estratégia de marketing abusiva e realmente, um teste de paciência para quem tenta organizar seus e-mails e contatos."

Gabriela Froes

"Nunca tinha ouvido falar do Tagged e, há duas semanas, comecei a
receber esses spams em escala descontrolada. Aparentemente, 50% dos
meus contatos se cadastrou no site. Depois de reconhecer vários nomes
nas chamadas por email, resolvi clicar no link.

A página inicial já é de doer os olhos, com aquelas propagandas/imagens que piscam e dançam. Existe algo mais irritante? Nem cheguei a me cadastrar.

Acho que ninguém precisa de mais um Orkut, visto que o próprio Orkut
já não serve pra nada. São poucas as comunidades em que consigo realmente discutir alguma coisa. Reencontrei amigos de infância no Orkut, e assim não seria se o site não tivesse a abrangência que tem.

A tática inicial do Orkut, no entanto, de precisar de um convite para
entrar, me parece muito melhor do que encher minha caixa de mensagens
com cada conhecido meu que se cadastra... alguns deles, com certeza,
mal se lembram de mim. Ninguém precisa de mais spam nesse mundo, não é
mesmo? Acho que um site não devia ser premiado com usuários quando faz
esse tipo de coisa."

Leonardo Murgi

"Este site Tagged nada mais é do que um site feito por pessoas
desesperadas para obter sucesso na internet e grande numero de usuários, para que no futuro venham a vender o site para alguma outra
empresa e assim faturar alguns milhões de dólares ou qualquer outra
moeda mundial."

Queli Bianchi

"Esse site de relacionamento não poderia ser pior. Entrei a convite de uma amiga que nem do orkut participa, cheguei a achar que seria algo um pouco mais seleto. Em meia hora minha caixa de mensagens tinha 6 e-mail's de outros participantes que nunca vi na vida. Voltei para a pagina principal e cometi "taggedcidio". Nunca mais!!"

Wosley Nogueira

"Essa audiência é momentânea, ninguém permanecerá no Tagged quando souber das práticas abusivas e desrespeitosas do mesmo. Infelizmente, a maioria dos internautas desconhecem as técnicas utilizadas pelos spammers e por isso se deixam levar por e-mails despretensiosos.

Ao lerem matérias que expliquem o que houve com eles, com certeza se sentiram vitimados e migraram para outro site de relacionamento que ofereça o mínimo de respeito aos seus participantes."

Paulo Malta

"Pra mim esse Tagged é um cadastro de emails, um spam reverso, pois de vez de mandar propaganda ele cadastra os futuros emails que irao receber as propagandas.

Lembra, daquele SMS.ac que todo mundo se cadastrou mais nunca ninguém conseguiu mandar um SMS de celular grátis, seria a mesma coisa, você autoriza a repassar emails e eles cadastram em um banco de dados e vende os emails capturados... "

Vagner Silva

"Isso é um lixo virtual, recebo vários spam diários deste site. Alguém poderia dar um basta nisso?"

Gilda Guimarães

"Concordo plenamente com os que acham o site tagged uma praga.É uma vergonha a invasão de privacidade que este deplorável site vem fazendo na internet.Acho que deveria ser destruído definitivamente. Eu mesma tive minha lista de endereços devassada por esses invasores que só se vê,possivelmente em tempos de ditadura. Abaixo para sempre essa vergonha."

Leia mais
  • Rede de relacionamento Tagged cresce como praga com spam disfarçado

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre sites de relacionamentos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página