Informática
24/08/2007 - 10h14

Internet rivaliza com TV como fonte de lazer, afirma pesquisa

da Efe, em San Francisco

Europeus, americanos e japoneses dedicam quase o mesmo tempo para navegar na internet e para ver televisão, indica uma pesquisa patrocinada pela IBM.

Cerca de 60% dos perguntados afirmaram navegar de uma a quatro horas diárias na Internet, contra 66% que disseram passar tempo semelhante em frente à TV.

Já 19% disseram se dedicar mais de seis horas diárias à web, enquanto apenas 9% reconheceram que vêem televisão durante o mesmo número de horas.

O estudo da IBM revelou também que a forma como os conteúdos de televisão são vistos está mudando, pois 81% dos entrevistados disseram ter visto alguma vez um filme em seu computador pessoal.

Saul Berman, responsável pela divisão de estratégia de entretenimento e mídia da IBM, disse que, como a telefonia celular está substituindo a fixa, "a televisão a cabo e satélite corre o perigo de ser substituída como a via principal de acesso a conteúdos".

O estudo acrescenta ainda que a audiência da internet está cada vez mais hábil na hora de filtrar mensagens publicitárias.

"Visto o crescente poder de indivíduos e comunidades, os meios de comunicação terão de melhorar sua capacidade de fornecer conteúdos publicitários", disse Bill Battino, diretor da IBM Global Business Services.

A pesquisa foi realizada entre cidadãos dos EUA, Reino Unido, Japão, Austrália e Alemanha, incluindo uma série de entrevistas em vídeo que a IBM colocou no portal YouTube.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca