Nokia contra-ataca Apple com celular de tela sensível e serviços
da France Presse, em Londres
O grupo finlandês Nokia, número um dos celulares no mundo, está reforçando sua atuação no ramo de serviços e anunciou o lançamento de um aparelho com tela sensível ao toque, em resposta ao Iphone da Apple, que está chegando à Europa.
"Os telefones celulares simples já não bastam", declarou em entrevista à imprensa o presidente da Nokia, Olli-Pekka Kallasvuo, em Londres, explicando assim a mudança de estratégia da empresa.
Kai Oistamo, diretor da divisão de telefones celulares na Nokia, não citou números precisos, mas indicou que a meta do grupo é "obter receitas significativas". O modelo econômico seria similar ao da Apple, que conseguiu compartilhar os lucros com seus operadores que faturaram em serviços com o iPhone.
| Reuters |
![]() |
| N81 une música e game; Nokia aposta em serviços contra iPhone |
"Negociamos com os operadores e queremos assinar com eles acordos vantajosos para ambas as partes", disse Kai.
Serviços
Dois novos serviços serão lançados antes do fim do ano na Europa, uma região em que o grupo finlandês ocupa uma posição forte.
A Nokia Music Store, uma plataforma para baixar música não muito diferente do iTunes da Apple, será lançada no quarto trimestre deste ano, indicou Kai. O grupo assinou um acordo com as gravadoras Universal, Sony BMG, Warner e Emi. A música será vendida por um euro (US$ 1,37) cada e dez euros (US$ 13,70) o CD, tarifas similares às do mercado.
A Nokia lançará também uma plataforma de videogames em novembro, disponível em seus smartphones --celulares mais sofisticados.
Essas duas plataformas, assim como a ferramenta Nokia Maps, um serviço que utiliza GPS, serão acessíveis a partir de um portal Ovi ("porta" em finlandês), com o qual o usuário poderá se conectar tanto do celular como do computador.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br


