Informática
23/10/2007 - 16h37

Microsoft quer patentear sistema que lê mente humana

da Folha Online

A Microsoft entrou com pedido de registro de patente nos Estados Unidos para uma tecnologia que "reconhece estados mentais" e que a companhia quer usar em projetos de interação entre computadores e seres humanos.

Um porta-voz da Microsoft afirma que a empresa não fornece informações sobre a tecnologia porque o pedido de patente ainda depende de aprovação. Ele ressaltou que o pedido "não significa que existam planos específicos de lançar um produto".

Paul Sakuma/AP
Microsoft, fundada por Bill Gates, quer patentear reconhecimento de estados mentais
Microsoft, fundada por Bill Gates, quer patentear reconhecimento de estados mentais

A empresa já tornou público no passado que sua divisão Microsoft Research trabalha na criação de um PC "mais humano", que compreende os estados de ânimo do usuário e sabe reagir diante da frustração e do cansaço.

O computador seria capaz de colocar em segundo plano algumas tarefas que requeiram mais concentração ao notar que o usuário está cansado, com menor capacidade de atenção.

Interpretação

Assim, por exemplo, a máquina reduzirá a entrada de alertas ou de e-mails, caso note que a capacidade verbal do usuário está saturada.

O Microsoft Research está testando diferentes tecnologias, como o encefalograma, para detectar a atividade cerebral.

"Podemos saber se o cérebro está realizando operações matemáticas, desenhando objetos no espaço ou nenhuma dessas atividades, com um nível de acerto de 80%", afirma Desney Tan, coordenador da equipe que trabalha no projeto.

"O mais difícil continua sendo adentrar nos segredos do ser humano. Só desta forma conseguiremos construir computadores que nos compreendam", afirma o executivo, na página de internet do Microsoft Research.

Com informações da agência Efe

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca