Menos da metade das prefeituras brasileiras têm site, diz IBGE
CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio
Apenas dois municípios brasileiros não contam com computadores na administração, mas só 48,1% declaram ter um site oficial para a prefeitura.
É o que revela a pesquisa "Perfil dos Municípios Brasileiros 2006", feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em todas as cidades do país. Em 2004, o percentual de prefeituras com site não passou de 38,9%.
O mapeamento constatou ainda que 61,8% da rede pública municipal de ensino das cidades tem acesso à internet.
Inclusão
Mais da metade dos municípios brasileiros (52,9%) disseram que desenvolvem política de inclusão digital. Esse plano é desenvolvido, na maior parte, em municípios com maior número de habitantes. Segundo o IBGE, 91,7% das cidades com mais de 500 mil habitantes têm plano de inclusão digital.
Questionadas sobre quais medidas implementaram para a inclusão digital, 45,7% das administrações municipais declararam ter feito telecentros e 40,7% disponibilizaram computadores com acesso à internet para uso do público em geral.
Na região Sul, 59,4% dos municípios disseram aplicar políticas de inclusão digital. O Sudeste vem em em seguida, com 57,9% das cidades, e o Centro-Oeste tem 52,6% dos municípios com algum tipo de política industrial. Abaixo da média nacional ficaram as cidades das regiões Norte (35,6%) e Nordeste (48,4%).
Leia mais
Especial

