Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2007 - 08h40

High Tech Computer desenvolve celular com Google

Publicidade

da Folha Online

A empresa taiwanesa High Tech Computer Corp. anunciou nesta terça-feira que está desenvolvendo um novo telefone celular em colaboração com o Google. O produto, de acordo com a agência Efe, será lançado no segundo semestre de 2008.

O novo celular utilizará a plataforma para dispositivos móveis Android, desenvolvida pela HTC, Google e outras 32 empresas de tecnologia e telecomunicações, segundo a Efe.

A plataforma inclui um sistema operacional, uma interface para o usuário e aplicações para telefones celulares. A fabricação contou com a participação de T-Mobile International AG, Qualcomm Inc. e Motorola, entre outros.

O novo celular permitirá acesso rápido às aplicações e serviços do Google.

Anúncio

Google confirmou ontem que está desenvolvendo um pacote de aplicativos grátis para celular. O anúncio põe fim a meses de especulação a respeito dos planos da empresa para a área de telefonia móvel.

O Google não fabricará celulares e diz que não planeja estampar sua marca nos aparelhos. Em vez disso, vai trabalhar com fabricantes que concordarem em usar seu sistema operacional.

Os consumidores terão de comprar um aparelho novo para ter acesso ao software, porque o pacote não foi desenvolvido para produtos já existentes no mercado.

Projeto

Engenheiros da companhia estão trabalhando nesse projeto há três anos, por meio de uma empresa chamada Android Inc, que o Google comprou em 2005.

"Isso vai trazer a internet para os celulares de um modo muito legal", afirmou Andy Rubin, um dos fundadores da Android e que agora é diretor do Google para plataformas de celulares.

A intenção do Google é levar a gama de serviços para internet que oferece do computador para o celular, mercado este que sofre com problemas na padronização dos aplicativos e no design dos aparelhos.

Segundo a companhia, o sistema será a "única plataforma realmente aberta e abrangente para aparelhos celulares".

Aberto

O pacote do Google será baseado em sistemas de código aberto para computador, que podem ser mais facilmente manipulados por programadores. Segundo a Sprint Nextel Corp, operadora que faz parte da "aliança", a plataforma será baseada no Linux.

A expectativa é que a plataforma possa sustentar aplicativos de diversos desenvolvedores.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página